Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    23/05/2019

    AJEE TO e parceiros promovem mais um Feirão do Imposto neste sábado

    Dia D do Feirão do Imposto é para conscientizar a população sobre alta carga tributária em produtos e serviços.


    Menos burocracia e mais eficiência na aplicação dos impostos é o foco do Feirão do Imposto que chega a sua 17ª edição. Organizado pela Associação do Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE TO), a campanha tem como tema “Menos é Mais” e já realizou ações de mobilização e conscientização, em escolas e universidades, sobre a importância de uma reforma tributária no país. Neste sábado, 25, será realizado o “Dia D do Feirão do Imposto”.

    Mais de 150 cidades de 18 estados e terá como tema Menos é Mais. No Tocantins participam do Feirão do Imposto: Palmas, Araguaína Gurupi e Pedro Afonso. A seleção dos produtos com imposto zero no ato da venda depende da parceria firmada com os varejistas de cada município. Os consumidores poderão comprar gasolina com redução de 42,45%, fraldas com preço reduzido em 22,2% e até açaí 23,63% mais barato.

    São parceiros da AJEE na realização do evento: Acipa, Aciara Jovem, CDL, UNITPAC, Posto Modelo, Ifto, Palmas Shopping, Unirg, TopLogos, Moderna Design e ConsisTi, Fecomércio e CRC-TO.

    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. Conforme os cálculos do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (impostometro.com.br/), o Tocantins arrecadou mais de R$ 3 bilhões em tributos entre janeiro e meados de maio deste ano. Só em Palmas, foram mais de R$ 127 milhões recolhidos no mesmo período. 

    Conscientização

    O presidente da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins, Renan Macêdo, explicou que o objetivo principal é conscientizar e mobilizar a população sobre a alta carga tributária que se paga sobre produtos e serviços. “O Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Altos tributos sem retorno têm impacto ruim na vida das pessoas, além disso tornam os produtos mais caros, gerando uma queda nas vendas do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo”, explicou.

    Impostômetro

    No site da AJEE Tocantins é possível calcular o valor dos impostos por produtos, por meio deste link. Para mais informações sobre o Feirão do Imposto no Brasil, acesse: www.feiraodoimposto.com.br.


    Por: Mávia Pinheiro

    Imprimir