Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    29/05/2019

    EMPREGOS| Governo oferece suporte para empresas na contratação de mão de obra qualificada

    Empresários podem disponibilizar vagas no Sine pela internet

    Sine oferece suporte para que empresários tenham acesso à serviços de contratação de mão de obra qualificada ©Luciano Ribeiro
    O Governo do Tocantins oferece, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), suporte para que os empresários tenham acesso à serviços de contratação de mão de obra qualificada, contribuindo assim para o fomento na geração de emprego no Estado.

    Para o empresário que deseja anunciar vagas de emprego é possível entrar em contato com o Sine Tocantins nos telefones (63) 3218-1960/1967 ou ir presencialmente a uma das agências da instituição, onde é possível ao empregador oferecer vagas, verificar currículos e selecionar trabalhadores para entrevistas. Além disso, as oportunidades de emprego podem ser cadastradas também por meio da plataforma IMO (Intermediação Mão de Obra) do Ministério do Trabalho.

    De acordo com o diretor estadual do Sine, José Alberto Almeida, independe da forma que o empregador vai disponibilizar suas vagas, o Sine é o meio mais seguro para contratação, por contar com uma equipe técnica composta de psicólogos e pedagogos que fazem a triagem dos funcionários para o mercado de trabalho.

    “Temos oferecido também, por meio de termos de cooperação, cursos de profissionalização junto com parceiros do Sistema S como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para melhor qualificação. A maioria dos cadastros são de pessoas que estão à procura do primeiro emprego, e entendemos como as empresas buscam pessoas com experiência ou pelo menos capacidade para executar os serviços”, disse José Alberto Almeida.

    Neste mês de maio, por exemplo, o Sine Tocantins ofertou 81 vagas de empregos apenas para a franquia de uma grande lanchonete que se instalará na Capital. Segundo o diretor José Alberto, o aumento na quantidade de vagas de emprego ofertadas se deve a nova postura da equipe de Captação de Vagas, que tem aprimorado seus procedimentos de atuação frente aos empresários.

    O diretor também afirmou que o Sine Tocantins está em quinto lugar no ranking dos Sines que mais fazem colocação no mercado de trabalho e na geração de emprego no país, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Despregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia.

    Dados do Sine Tocantins mostram que mais de 1.300 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho em 2019. Os setores da construção civil, comércio e serviço são os que mais empregam.

    Serviços para o Trabalhador

    Dentre os serviços disponíveis no Sine para o trabalhador estão cadastro e encaminhamento à vagas de emprego, emissão de Carteira de Trabalho, orientações e procedimentos de acesso ao seguro desemprego, capacitação e qualificação profissional.

    Consultar Vagas de Emprego

    No Tocantins, as vagas do Sine são disponibilizadas no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego), e nas sedes regionais (Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas (Centro e Taquaralto), Paraíso e Porto Nacional).

    As vagas também podem ser consultadas por meio do aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

    Para se candidatar às vagas disponíveis, o interessado deve procurar uma das unidades de atendimento e deve está em posse da Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho com o número do Programa de Integração Social (PIS).

    Sobre o IMO

    Para disponibilizar de forma on-line é necessário fazer o cadastro na plataforma do IMO (https://imo.maisemprego.mte.gov.br) do Ministério do Trabalho.

    No site, o empregador tem a possibilidade de cadastrar a sua empresa ou instituição para disponibilizar vagas, ter acesso a currículos e solicitar entrevistas. A plataforma realiza também cruzamento de perfil dos trabalhadores e das vagas disponíveis. Além disso, é possível registrar resultados e acompanhar o processo de seleção, com os possíveis funcionários tendo acesso a estes resultados. 

    Por: Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins

    Imprimir