Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    24/05/2019

    PORTO NACIONAL| Diversas ações marcam a 9ª Semana do Bebê

    ©DIVULGAÇÃO
    Nessa quinta-feira, 23, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Lidiane Barbosa realizou uma palestra contra o “Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Os trabalhos foram conduzidos de forma lúdica, o que garantiu um melhor entendimento por parte das crianças. A creche fica no setor Parque Liberdade.

    Com o tema “Primeira Infância Melhor”, a Prefeitura de Porto Nacional vem desenvolvendo desde segunda feira, 20, diversas ações alusivas à 9ª Semana do Bebê, em todo o município. O intuito é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma grande prioridade.

    Ainda na quinta-feira, outra equipe, agora do CEMEI Dona Aureny que fica no setor Brigadeiro Eduardo Gomes, orientou várias crianças sobre os cuidados com a higiene bucal, a escovação supervisionada.

    De acordo com o CREAS, durante todo o mês de maio, incluindo a Semana do Bebê, cerca de duas mil pessoas, entre pais e alunos das Unidades escolares, bem como, toda a comunidade foram alcançadas com as ações.

    A coordenadora do Centro, Katiuscia Alves, disse que as ações foram imprescindíveis para o cuidado com os menores. “Atenção, sensibilidade e o acompanhamento dessas crianças em situação de vulnerabilidade social é determinante, para que ações ainda mais eficazes aconteçam”, ressaltou.

    Assistência Social

    Para a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura a importância do cuidado e amor com crianças e adolescentes, é determinante para evitar crimes como o abuso e exploração sexual dos menores, alertou a gestora.

    Educação

    A superintendente de Educação do município, Deusina Ribeiro, explicou a importância de trabalhar através de palestras na primeira infância. “Sabemos que a informação é a melhor prevenção. Estamos satisfeitos com os resultados que vem sendo demonstrados pelas crianças, através das ações empreendidas por nossas equipes”, observou a Superintendente.

    Semana do Bebê

    Durante toda a Semana foram feitas blitze educativas nas praças do Avião e do Centenário, promovidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), objetivando orientar a população sobre os cuidados com os filhos, desde a sua concepção.

    Outros encontros como palestras e oficinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), escolas municipais e estaduais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), também fizeram parte da extensa programação.

    Em todas as ações, especialistas, gestores públicos, famílias, adolescentes, gestantes, pais de crianças de 0 a 6 anos, profissionais, e toda a comunidade foram envolvidos pelo tema “Primeira Infância Melhor”.

    Aleitamento materno, obesidade infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, educação infantil, escovação supervisionada, vacinação, higiene corporal, todo o tipo de violência, inclusive a obstétrica e pré-natal, estão entre os assuntos abordados.

    Encerramento

    Nesta sexta-feira, 24, acontece o encerramento da Semana do Bebê, no CEMEI Izidoria Quirino, a partir das 9h com a presença do prefeito Joaquim Maia, da primeira-dama, Aline Maia, autoridades locais e a comunidade.














    Por: Mychelle Tauane
    Fotos: Dornil Sobrinho e Rodrigo Alves

    Imprimir