Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    24/05/2019

    PORTO NACIONAL| Rede de Proteção e Cuidados na Primeira Infância marca encerramento na 9ª edição da Semana do Bebê

    ©Rodrigo Alves
    Foi encerrada nesta sexta-feira, 24, na sede do CEMEI Izidória Quirino, no setor Jardim Querido, a 9ª edição da Semana do Bebê 2019. O tema foi a “Primeira Infância Melhor”. Com ampla programação, o evento foi realizado pela Prefeitura de Porto Nacional, junto com parceiros como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Casa Municipal dos Conselhos, e toda a estrutura que integra a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes dentro das Secretarias do Município.

    Durante o encerramento, conduzido pelo facilitador social Genivaldo Vieira, houve apresentações de danças e encenação teatral da peça “A Barata e o Mosquito”, evidenciando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue. O líder é integrante do CRAS Esperança no setor Brigadeiro Eduardo Gomes.
    ©Rodrigo Alves
    Os alunos da Escola Municipal Marieta Pereira de Macedo animaram o público presente. Foram entregues prêmios para quem participou do Concurso de Desenho, Redação e Poema. Kauan Lopes, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Maria de Melo, no Distrito de Luzimangues venceu o concurso com o poema “Respeito às Diferenças”.

    Já as alunas Anny Vitória, de 8 anos, do CEMEI Generosa Pinto e Emyle Rufo, de 6 anos, da Escola Municipal Osvaldo Aires, em Nova Pinheirópolis, foram premiadas por fazerem as melhores redações e desenhos.

    De acordo com a articuladora do Selo UNICEF no município e primeira-dama, Aline Maia, a 9ª Semana do Bebê trouxe para perto das crianças os principais aparelhos de proteção e segurança para a primeira infância, e também as garantias dos direitos preservados.

    “Iniciamos a Semana com a coroação da Bebê Prefeita, Yasmim Menezes Ferreira de Carvalho. A recém-nascida recebeu a chave da cidade, a faixa simbólica, flores e durante todo o ano terá toda a atenção das pastas responsáveis pela infância. Nossa busca constante é incentivar, cuidar, oportunizar, proteger e garantir os direitos que são assegurados por políticas públicas de atenção à primeira infância”, destacou Aline Maia.

    Para o prefeito Joaquim Maia, o município tem cumprido o importante compromisso de cuidar da primeira infância e assegurar às crianças, o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promovendo a redução das desigualdades.

    “Nossos esforços e investimentos neste propósito, vem garantindo à criança portuense todos os direitos definidos em lei, como nascer, crescer, se desenvolver com saúde, e viver em segurança no aconchego de uma família e da comunidade”, pontuou o Prefeito.

    Semana do Bebê

    Seguindo uma estratégia nacional que é trabalhada nos municípios, essa mobilização social objetivou tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade, uma prioridade na agenda das cidades brasileiras.

    A primeira-dama, Aline Maia junto com as secretárias municipais da Assistência Social, Verônica Fontoura; Saúde, Anna Crystina Brito; Educação, Shyrleide Maia, e o presidente da Casa dos Conselhos, Manoel Olympio Brito, realizaram uma grande força-tarefa para organizar o evento. 





    Por: Willian da Luz
    Fotos: Rodrigo Alves

    Imprimir