Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    28/05/2019

    Professor Pedro Albeirice lança livro infantil em Araguaína nesta sexta-feira (31)

    ©DIVULGAÇÃO 


    Marcando a sua estreia na produção textual infantil, o escritor Pedro Albeirice da Rocha lança nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 11 horas, o seu livro A Boneca Viajante. O autor estará autografando o livro entre 11 e 15 horas, no Colégio Objetivo de Araguaína. 

    A obra foi escrita com base em uma história que o autor criou para alegrar seus filhos, Jéssica e Patrícia, há alguns anos. A criação foi apenas oral e somente este ano Albeirice colocou a ideia no papel. A Editora Veloso mediou o contato do autor com o ilustrador Murilo Veloso, que realizou um belo trabalho.

    A história se passa entre um país oriental e o Brasil. Naquele país (que não é citado, mas não é difícil imaginar qual) os operários ganham muito pouco. No caso desta obra, o trabalhador em questão trabalhava numa fábrica de bonecas e seu salário era tão baixo que não podia adquirir uma boneca para sua própria filha. A história segue, com muita emoção, vindo a boneca “viajante” a parar no Brasil, estabelecendo a conexão de uma menina brasileira com a filha do operário.

    Albeirice, que é autor de 27 livros publicados, jamais havia enveredado pelas literatura infantil. Ele acredita no sucesso do livro e espera que muitas crianças de todo o Brasil se emocionem e vibrem com a história da boneca-fadinha Pat-And. Ele espera êxito no Brasil e não descarta, em futuro próximo, traduzir a história para o espanhol e para o inglês, visando ao mercado estrangeiro, já que o enredo é internacional.

    Credenciais do Autor

    Pedro Albeirice é autor de 27 livros publicados, jamais havia enveredado pela literatura infantil. Professor da Universidade Federal do Tocantins, hoje, atuando no Campus de Araguaína, mas ganhou projeção no universo acadêmico tocantinense ao promover, numa única noite, o lançamento de seis livros, com trabalhos em prosa e em verso de mais de 100 acadêmicos do curso de Pedagogia da UFT, campus de Miracema, no início desta ano, antes de se mudar para Araguaína. Foi um fato inédito na cidade, sendo que os livros lançados conseguiram a proeza de propiciar o surgimento de novos talentos da Literatura no Tocantins.

    Albeirice também é Doutor em Teoria da Literária e Mestre em Literatura Brasileira e em Linguística Espanhola. Foi Professor Visitante na University College Dublin (Irlanda) e na University of Malta. Atuou em pesquisa, pós-graduação ou conduzindo “workshops” nas seguintes instituições: University of British Columbia (Canadá), Katholieke Universitet Leuven (Bélgica), Rezeknes Augstskola (Letônia), “Klaipedos Universitetas” (Lituânia), Universidad Nacional de San Martín (Argentina), Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina) e Universidad Americana, no Paraguai.


    Por Zacarias Martins

    Imprimir