Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    06/06/2019

    Agricultores devolvem 2,5 mil embalagens vazias de agrotóxicos em projeto de RI em Miranorte

    O recebimento itinerante, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores, ocorrerá em mais 14 cidades do Tocantins

    Produtor rural, Ideraldo Lopes de Ataídes, devolvendo as embalagens de defensivos agrícolas, após percorrer 70 quilômetros ©DIVULGAÇÃO 
    Teve início nesta quarta-feira, 5, no município de Miranorte, na região central do Estado, a primeira edição do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos deste ano. Durante todo o dia, 55 pequenos e médios produtores rurais estiveram envolvidos na ação, devolvendo mais de 2,5 mil embalagens no posto de recebimento que foi montado no Parque de Exposição Agropecuária de Miranorte.

    O RI de Miranorte atendeu pequenos produtores de outros municípios circunvizinhos, como Rio dos Bois, Miracema e Dois Irmãos. O produtor rural, Ideraldo Lopes de Ataídes, da Fazenda Serra Dourada, do município de Dois Irmãos, percorreu 70 quilômetros para devolver as suas embalagens. “Para mim este projeto é muito bom porque as minhas condições não me permitem levar as embalagens em um posto, como apareceu esta oportunidade de devolver aqui as embalagens, eu vim mesmo percorrendo essa distância de moto, é melhor do que deixar jogada no meio ambiente, é assim que todos devem fazer”, disse o produtor rural.
    Mais de 2,5 mil agricultores atenderam o chamado e devolveram as embalagens vazias de agrotóxicos ©DIVULGAÇÃO
    O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Ribeiro disse que a participação dos produtores rurais foi bastante positiva. “Tivemos um bom número de pequenos agricultores envolvidos nesta ação, e isso se deve ao trabalho de conscientização e mobilização que foi feto pela Agência junto a estes produtores rurais que atuam na fruticultura e na pecuária nesta região e também dos parceiros que são essenciais neste projeto”, ressaltou.


    ©DIVULGAÇÃO
    O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, destacou o papel do produtor rural na realização dos RIs ressaltando que estes estão cada vez mais consciente de suas responsabilidades na devolução das embalagens vazias de agrotóxicos nos postos ou em eventos como o recebimento itinerante.

    A ação foi realizada pela Adapec, em parceria com o Sindicato Rural de Miranorte, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria) e revendas de agrotóxicos de Miranorte.

    Os próximos municípios que receberão as ações de RI’s são:

    Porto Nacional – Projeto São João: 12 de junho

    Araguatins: 17 de junho

    Augustinópolis: 18 de junho

    Dianópolis: 19 de junho

    Buriti do Tocantins: 19 de junho

    Axixá do Tocantins: 24 de junho

    Ananás: 25 de junho

    Riachinho: 25 de junho

    Sítio Novo: 26 de junho

    São Miguel: 26 de junho

    Aguiarnópolis: 28 de junho

    Araguaçu: 24 de agosto

    Paraíso: 12 de setembro

    Divinópolis: 13 de setembro


    Por: Welcton de Oliveira 


    Imprimir