Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    06/06/2019

    ARAGUAÍNA| Moradores da zona rural recebem orientações sobre prevenção a queimadas

    Ação promovida pelos membros do Comitê do Fogo faz parte da Semana do Meio Ambiente e Protocolo do Fogo

    Caso haja necessidade de fazer uma queimada, o proprietário deve pegar autorização junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), esclareceu o secretário municipal da Defesa Civil, Ricardo Isaías ©Leila Mel  
    Os órgãos que compõem o Comitê do Fogo realizaram nesta quarta-feira, 5, o Dia D de Combate a Queimadas em Araguaína. Divididos em seis equipes, os membros do comitê percorreram seis rotas da zona rural da cidade, visitando pelo menos 100 fazendas e chácaras da região, levando orientações aos moradores sobre o manejo correto do fogo e a prevenção a incêndios.

    Assentamentos e povoados da região, como Água Amarela, Pilões, Brejão, Caju Manso, Sucupira, Projeto Alegre, Mato Verde e Levinha, além da região no Município de Carmolândia, onde houve um grande incêndio em 2017, receberam a visita das equipes.

    Antes da saída a campo, todas as equipes se reuniram no 2° Batalhão de Bombeiros Militar, onde receberam as orientações sobre o uso do aplicativo que vai reunir as informações cadastrais das propriedades visitadas.

    Ação inédita

    “É a primeira vez que realizamos esse trabalho de sensibilização na zona rural. Identificamos essa necessidade, justamente pela cultura de queimar o lixo, aliada à falta de orientações”, comentou o secretário da Defesa Civil, Ricardo Isaías.
    O chacareiro Elesbão Alves disse que em vez de queimar o lixo, passará a aproveita-lo como adubo orgânico ©Leila Mel
    O chacareiro Elesbão Alves afirmou que faz aceiros na propriedade todos os anos e que tinha o hábito de queimar as folhas das árvores que caem próximo de casa, mas vai fazer uma composteira e aproveitá-las como adubo orgânico.

    Os moradores podem denunciar caso presenciem alguém provocando queimadas às margens das rodovias ou incêndios não autorizados nas propriedades. Os números para denúncia são 99976-7337 e 99994-7878.

    Queimada controlada

    O secretário esclareceu também que, caso haja necessidade de fazer uma queimada, o proprietário deve pegar autorização junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). “As queimadas controladas são autorizadas somente nos meses de agosto e setembro. Orientamos também que, se possível, os proprietários mobilizem vizinhos para dar suporte caso haja imprevistos”, ressaltou.

    “É muito importante receber essas orientações para evitar que incêndios de grande proporção voltem a acontecer na nossa região”, comentou Valta Feitosa, moradora da região do Povoado Pilões.

    Comitê do Fogo

    O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto nº 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de controle e prevenção das queimadas no Estado do Tocantins, adotando estratégias preconizadas pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco).

    Participam do Comitê a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia Independente de Polícia Independente de Policiamento Rodoviário e Ambiental (Cipra), Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) e Energisa.
    ©Leila Mel

    Por: Mara Santos


    Imprimir