Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    13/06/2019

    MIRACEMA| Membros do Conselho Municipal de Turismo do município tomam posse nesta quinta-feira (13)

    ©Ronys Rocha
    Na manhã desta quinta-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, foram eleitos e empossados os membros do Conselho Municipal de Turismo de Miracema do Tocantins. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Saulo Milhomem, o vereador branquinho, pessoas da comunidade em geral, demais secretários e servidores do município.

    Com a instituição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) pela Lei nº 587, de 10 de junho de 2019, todos os pré-requisitos foram providenciados para que o município seja incluído no mapa do roteiro turístico do Tocantins e, consequentemente, no mapa nacional. O requerimento será protocolado nesta sexta-feira, 14, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.

    O secretário da Pasta, Genes Alencar, falou dos inúmeros benefícios que o conselho pode trazer a este movimento de estruturação da rede turística. “Este momento é com certeza um marco histórico em nossa cidade. Unidos conseguiremos desenvolver novos projetos para captação de recursos e assim colocarmos Miracema em evidência, apresentando aos turistas o que nossa região tem de melhor”, enfatizou. 
    ©Ronys Rocha
    De acordo com o prefeito Saulo Milhomem, gestão e comunidade precisam trabalhar em parceria, buscando investidores, melhorando a prestação de serviços e assim alavancar o turismo e consequentemente o desenvolvimento econômico da região. Outro segmento importante pontuado pelo gestor é o potencial educacional, com a presença da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possível parceria com outras instituições privadas que possam oferecer cursos mais atrativos aos jovens da cidade e região.
    ©Ronys Rocha
    De acordo com informações da assessora jurídica, Iara Carolina Lima, o conselho é consultivo e deliberativo e será um órgão de assessoramento do Executivo Municipal nas questões relacionadas às políticas municipais de turismo, em caráter permanente, podendo aprovar e propor novas estratégias e políticas públicas. “O próximo passo dessa estruturação deve ser a criação do Fundo Municipal de Turismo, que facilitará a captação e administração de recursos”.

    Para o presidente do conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sebastião Borba dos Santos Júnior, “este é um passo importante e Miracema tem muito a ser explorado, o potencial turístico vai além das margens do Rio Tocantins, nossa região tem muita história para ser estudada e catalogada”. Demais conselheiros frisaram, ainda, sobre a importância que a gestão, conselho e sociedade devem dar às questões de preservação ambiental, fator importante para a sustentabilidade do ecossistema e também econômica.
    ©DIVULGAÇÃO
    Membros do Conselho

    Diretoria

    Presidente: Sebastião Borba dos Santos Júnior

    Vice-presidente: Mayana Dias Oliveira Reis

    Secretário geral: Odair Morais Lopes

    Tesoureiro: Ivanildo Batista Ribeiro

    Secretária executiva: Maria Lúcia de Souza

    Entidades
    • Copemito
    Titular: Alessandro Alves Nascimento

    Suplente: Maria do Socorro Silva dos Santos
    • Polícia Militar
    Titular: Ediram Ramos

    Suplente: Nilo Nunes da Silva
    • Iniciativa Privada
    Titular: Diego Cássio Carvalho Silva

    Suplente: Jaqueline Adriana Nascimento
    • Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Titular: Fernando Cardoso dos Santos

    Suplente: Wagner Lemos Martins
    • Sociedade Civil Organizada
    Titular: Gleison Vieira Santana

    Suplente: Maria José Souto

    ASSECOM



    Imprimir