Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    05/07/2019

    CAPITAL| Escola Fidêncio Bogo é referência para o Brasil, diz prefeita Cínthia Ribeiro ao vistoriar obras na unidade

    ©DIVULGAÇÃO
    Ao vistoriar a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, no distrito de Taquaruçu Grande, em Palmas, a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, destacou que a unidade será referência em nível de Brasil pelo caráter autossustentável. “É uma escola padrão e referência para todo o Brasil que preza pela sustentabilidade. Todas as práticas e tecnologias atendem a toda a comunidade e outras unidades de ensino”, afirmou.

    A vistoria nas obras foi feita no final da manhã e início da tarde desta sexta-feira, 05. A prefeita estava acompanhada da deputada federal Professora Dorinha, do vereador Etinho Nordeste, de secretários municipais e servidores da educação do município. Os serviços estão avançados, com previsão de término da parte administrativa no mês de agosto. Inicialmente, a escola abrigará 448 alunos, mas a sua capacidade total é de 600 estudantes da educação infantil ao 9º ano. O investimento é de R$ 14 milhões em seis mil metros quadrados de área construída. A unidade, que conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é sustentável, produz alimentos como hortaliças, mandioca, mel, peixe e funcionará com sistema de energia fotovoltaica.
    ©DIVULGAÇÃO
    Cínthia Ribeiro ressaltou ainda que o projeto da escola foi idealizado pela gestão, através da Secretaria Municipal da Educação. “É um projeto diferenciado que nasceu na Secretaria da Educação garantindo não apenas a eficiência na aplicação dos recursos públicos, mas a satisfação da qualidade do serviço e por ter sido feito respeitando um dos preceitos da administração, que é a humanização do atendimento”, concluiu a gestora.

    Projeto inovador

    A deputada federal Professora Dorinha, ex-secretária da Educação do Estado e uma das referências do segmento no Congresso, parabenizou a gestão pelo projeto e construção da escola. “É um projeto extremamente inovador. Saio daqui com uma felicidade enorme e entendendo que é possível a educação dar certo, participando da comunidade, ajudando na formação e preparação profissional”, disse. “Quero parabenizar a prefeita Cinthia Ribeiro, a direção pelo cuidado na formação e preocupação e garantir uma escola sustentável, com uma forma de contribuir com a formação de toda a região, o pequeno produtor, e quero muito que essa escola seja modelo no Tocantins e em todo o Brasil”, complementou.

    Para a parlamentar, “a ETI Fidelcio Bogo é uma unidade de ensino que precisa ser conhecida”. “A grande missão da ETI Professor Fidencio Bogo, além de qualificar o processo pedagógico, é ofertar uma educação de qualidade voltada para a perspectiva da sustentabilidade e para que os alunos possam replicar as tecnologias daqui em suas propriedades”, finalizou a diretora da escola, Joselaine Queli Fiameti.





    SECOM


    Imprimir