Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/07/2019

    CAPITAL| Experiência da Saúde de Palmas é apresentada na mostra ‘Brasil aqui tem SUS’

    ©DIVULGAÇÃO
    Quem esteve na 16ª Mostra ‘Brasil aqui tem SUS’, que acontece em Brasília (DF), pode conhecer um pouco da experiência vivida por um grupo de profissionais residentes que atuam nos Centros de Saúde da Comunidade das Arnes 53 e 64 (406 e 508 Norte) junto à comunidade do Vale da Cachoeira, região rural de Palmas.

    A experiência da Capital intitulada ‘Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira’ é uma das cinco experiências tocantinenses que foram selecionadas para a Mostra. “É uma conquista para nós enquanto residentes, profissionais de saúde, cidadãos, porque acreditamos que dando visibilidade, por meio do nosso projeto, mais ações nesse sentido vão expandir para as áreas rurais, não só no Vale da Cachoeira. E a potência desse grupo, estando visível na aprovação de um trabalho a ser apresentado em âmbito nacional, vai trazer mais visibilidade e melhorias para cá”, ressalta a nutricionista residente Mallu Mayara Leite, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

    A nutricionista Mallu Mayara juntamente com a odontóloga Ana Paula Milhomem, a profissional de educação física Brenda Mesquita, as fisioterapeutas Gersimeyre Coelho, Lívia Sacha Oliveira e Thaís Sales, o enfermeiro Halanderlan Santana e a farmacêutica Thaís Ventilari compõem o grupo que idealizou o projeto. Parte dos profissionais que trabalharam na experiência e o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, estão em Brasília participando da Mostra, que teve início nessa terça, 02, e segue até sexta, 05. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

    Para Daniel Borini experiências como essa vivida pelos residentes oportunizam um crescimento profissional e otimizam os serviços de saúde da ponta, levando prevenção e promoção de saúde aos usuários. “São iniciativas assim que nos fazem acreditar que vale a pena lutar todos os dias pelo Sistema Único de Saúde integral, de qualidade e também por mais investimentos para a saúde, buscando sempre oferecer bom atendimento à população”, observa o secretário acrescentando que Palmas está no caminho certo.

    O projeto

    O projeto existe há cinco anos, tendo como peça fundamental a agente comunitária de saúde, Sônia Santana Oliveira, que atua na comunidade desde que foi admitida no concurso em 2014, tendo sob sua responsabilidade 120 famílias moradoras do Vale da Cachoeira e do Setor Leste, ambos na zona rural. “Esse grupo existe há cinco anos, e inovou com a vinda dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que vieram para somar. Eles fazem um trabalho maravilhoso e tanto eu quanto a comunidade só temos a agradecer pelo trabalho dessas pessoas dedicadas”, diz Sônia, ressaltando que a comunidade responde participando ativamente das reuniões.

    Os encontros são quinzenais, sempre às sextas-feiras, quando são abordados temas voltados à promoção da saúde e em datas comemorativas promovem atividades lúdicas buscando o fortalecimento de vínculos entre os moradores. Como na última sexta-feira, 17, que em alusão ao mês das mães a nutricionista Mallu Mayara ministrou um curso de automaquiagem, com bastante interação das mães presentes.

    Experiências tocantinenses selecionadas

    - Experiência de Aparecida do Rio Negro: Grupo de reeducação alimentar – Apresentadora Maria Tereza Almeida Menna Barreto

    - Experiência de Guaraí: Atenção odontológica na primeira infância: meu primeiro dentista - Apresentadora Georgia Cristina Cecconello

    - Experiência de Gurupi: Campanha permanente de castração de cães e gatos: combate estratégico às zoonoses centrado nos princípios do SUS e no conceito território em saúde – Apresentador Pedro Alexandre da Silva Alencar

    - Experiência de Palmas - Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira – Apresentadora Ana Paula Milhomem Lima

    - Experiência de Pedro Afonso: Projeto Vida, Humanizar é Preciso - Apresentador José Martins de França

    SECOM/SEMUS


    Imprimir