Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/07/2019

    Cidades do Tocantins registram baixas temperaturas durante a madrugada; entenda

    Temperaturas têm ficado abaixo de 19 graus na maior parte do estado. Jalapão chegou a registrar 13 graus em Mateiros; meteorologista explica fenômeno que atua no estado.

    Várias cidades do Tocantins registraram baixas temperaturas durante a madrugada ©REPRODUÇÃO
    O período de estiagem no Tocantins também tem como característica o calor que pode chegar aos 40 graus e a baixa umidade do ar. Só que durante a noite, principalmente na madrugada, a temperatura tem caído em praticamente todo estado nesta última semana. O menor registro foi em Mateiros, na região do Jalapão, que chegou a 13 graus.

    De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Unitins, as temperaturas têm ficado abaixo de 19 C° e esse fenômeno tem explicação.

    "Tem sido muito comum. O que a gente tem observado é que a massa de ar seco que impede a entrada de umidade na região central tem afastado a nebulosidade e contribuído muito para que as temperaturas mínimas tivessem esse declínio."

    As menores temperaturas têm sido registradas em torno de 6h da manhã. Em Palmas e Araguaína foi registrada a mínima de 19 C° nesta quarta-feira (3). Em Gurupi, a mínima foi de 16 C°.

    As cidades de Araguaçu (14,5 C°), Paranã (14,3 Cº) e Peixe (15,9 Cº) tiveram temperaturas ainda menores.

    Ainda segundo o meteorologista, existe uma massa de ar frio atuando em outras regiões do país. Só que esse fenômeno não tem relação direta com o Tocantins.

    "Uma coisa que a gente não pode generalizar para o Tocantins é o avanço da massa de ar frio que estava atuando ou que estava sendo esperada no centro-sul do país. Hoje, excepcionalmente, os municípios de Paranã e Araguaçu, que são mais ao sul do Tocantins tiveram temperatura em torno de 14 C°. Pode ter sido uma influência dessa massa de ar frio, mas nas demais regiões do estado não se pode fazer esse tipo de associação", explicou.

    Por G1 Tocantins


    Imprimir