Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2019

    Primeira fábrica de placas fotovoltaicas do Brasil pode ser construída em Palmas

    ©DIVULGAÇÃO
    O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na última quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia, um grupo de empresários sul-coreanos e de chineses interessados em investir em vários setores produtivos do estado. Um dos investimentos de peso, por exemplo, será a instalação de uma fábrica de painéis fotovoltaicos, dotados da mais moderna técnica, ou seja, ao invés de placas de dimensões alongadas, estas de 10cm por 10cm tem a capacidade de geração de 180 MW cada. Todavia, a mesma fábrica vai estar produzindo lâmpadas de LED, que, junto com as placas vão estar atendendo tanto o mercado interno quando o externo. 

    De acordo com Young Hak Lee, presidente do Fine Field Trading Ltda., o investimento inicial do empreendimento está orçado em US$ 200 milhões (mais de R$ 700 milhões) e vai gerar cerca de 300 empregos diretos. Junto a fábrica, uma usina de geração de energia será erguida também com alta capacidade de geração de energia solar. “Vamos consolidar em breve, dependendo dos acertos com o governo, um dos maiores projetos deste setor no Brasil”, assegurou. 

    Outro empreendimento importante, que contou com um representante da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro, está voltado ao financiamento de casas populares nos municípios. De acordo com Marlen, dentro do que foi apresentado e observado, o projeto vai atender plenamente os interesses doa munícipes. “O financiamento está dentro das características do ‘Minha Casa, Minha Vida’, porém com a vantagem de não haver burocracia, construções com tecnologias modernas, a meu ver, um avanço em termos de habitação”, ressaltou. 

    Os empresários voltam a se encontrar com o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, na próxima segunda-feira, dia 22, ocasião em que parte do secretariado vai estar presente para agilizar a tramitação do que ficar acertado. Já o empresário sul coreano, Akio Wanatabe, revelou que o grupo vai estar neste final de semana visitando o Jalapão, onde há interesse de construir em São Félix ou em Mateiros um moderno complexo turístico. 

    Governador em exercício quer Estado Industrializado

    No cargo de governador interinamente, em decorrência da viagem do titular Mauro Carlesse ao exterior, Wanderlei Barbosa recebeu o grupo de investidores internacionais, colocando de imediato os principais secretários à disposição dos empresários e exigindo da sua equipe todo o esforço possível para que todos os investimentos elencados não se percam por conta de certos inconvenientes burocráticos. “Eu e o governador Mauro Carlesse estamos diuturnamente lutando para que empresários sérios se aportem por aqui, que tragam empresas, indústrias, que gerem riquezas, emprego e renda ao nosso povo, visto que o poder público não possui as mínimas condições de empregabilidade ao nosso povo”, desabafou. 

    Todo o trabalho de mediação entre empresários e o governo ficou sob a responsabilidade do jornalista Goianyr Barbosa e um dos sócios do grupo no Brasil, o empresário Moacir Vieira, diretor administrativo da Primavera Crops.

    ASSECOM


    Imprimir