Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    04/07/2019

    Serviços de desenvolvimento social reforçam parceria do Governo do Tocantins com os municípios

    Nestes primeiros seis meses de 2019 já foram inseridos 1.980 trabalhadores no mercado de trabalho 

    Sine Tocantins está entre os seis mais efetivos do país ©Carlessandro Souza
    O Governo do Tocantins trabalha para reforçar a rede de proteção social estadual, especialmente para as famílias que mais precisam, por meio de sua política de desenvolvimento social. A gestão destes serviços está a cargo da Secretaria do Trabalho e desenvolvimento Social (Setas), que tem reforçado a parceria com os municípios para garantir serviços socioassistenciais à população.
    Messias Araújo, destaca a entrega dos equipamentos para as centrais de abastecimento para os 139 municípios como uma grande conquista em 2019 ©Cris Lima
    O gestor da pasta, Messias Araújo, destaca a entrega dos equipamentos para as centrais de abastecimento para os 139 municípios como uma grande conquista em 2019. “São melhores condições de trabalho para a agricultura familiar e principalmente, o fortalecimento da política de segurança alimentar do nosso Estado, já que os alimentos destas centrais são canalizados do programa Compra Direta para as entidades que trabalham diretamente com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, comenta o gestor sobre os caminhões, câmaras frias, balanças de precisão, mobiliário, computadores, condicionadores de ar e paletes de polietileno que foram entregues aos municípios em maio.

    Política de Assistência Social

    A Setas atua na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Tocantins. Além do suporte às secretarias municipais de assistência social dos 139 municípios e capacitação contínua, a pasta trabalha continuamente pela manutenção e aprimoramento da rede de serviços do SUAS. Em 2019, R$ 1.025.400 já foram repassados a 110 municípios referentes ao cofinanciamento dos benefícios eventuais, que são prestados aos cidadãos e às famílias em casos de nascimento, morte, para a população pobre e extremamente pobre, em situação de vulnerabilidade provisória e de calamidade pública.

    Na área da inclusão produtiva, 480 pessoas já foram capacitadas este ano com cursos de qualificação e geração de renda, que estão sendo ministrados nos municípios. Por meio do Woskshop da Beleza, a qualificação é para atuar nas áreas de maquiagem, design de sobrancelhas, cabeleireiro e artes em retalhos. Os cursos possuem carga horária de 20 e 40 horas e são voltados para agricultores familiares, empreendedores de economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda, e organizações da sociedade civil.

    Cartão do Idoso

    Outro número expressivo vem do controle de benefícios. O Cartão do Idoso, que garante a gratuidade em transporte rodoviário e aquaviário intermunicipais de passageiros às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que residem no Estado e têm renda de até dois salários mínimos, já contabiliza mais de oito mil emissões este ano. Atualmente, a Setas recebe as solicitações vindas dos municípios, faz a conferência e emite estes cartões, que têm validade de três anos.

    Casa de Apoio

    Nestes primeiros seis meses de 2019, 10.500 pacientes e familiares em tratamento de saúde na capital já receberam hospedagem e as principais refeições do dia de forma integralmente gratuita na Casa de Apoio Vera Lúcia. São mais de 1.700 pessoas atendidas todos meses, cerca de 120 por dia. A Casa é referência em atendimento humanizado, oferecido pelo Governo do Tocantins, para as pessoas que mais precisam. O local atende pessoas de todo o Tocantins, estados vizinhos e até de outros países.

    Política do Trabalho

    Parceiro do trabalhador tocantinense, o Governo do Tocantins trabalha para implementar políticas públicas de emprego e combate ao desemprego. Este ano, 1.980 trabalhadores já foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o Estado aumentou em 392% o número de emprego com carteira assinada nos quatro primeiros meses deste ano. Outra constatação positiva do Caged mostra que no mês de abril o Sine foi o sexto melhor do país em colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. O dado leva em conta a razão entre o total de colocados pelo Sine e o total de admitidos no mercado de trabalho formal de maneira geral.

    Saldo positivo

    Sobre os resultados da atuação da pasta em suas várias frentes, Messias Araújo, destaca o trabalho em equipe de todos os servidores como diferencial. “Sabemos das dificuldades que o Brasil e os estados enfrentam e os levantamentos apresentados aqui hoje mostram que com uma equipe unida e coesa em todos os níveis conseguimos resultados muito satisfatórios”, ressalta o secretário. 
    Junto com os equipamentos para as centrais de abastecimento foram entregues 12 caminhões aos municípios em maio desde ano ©Carlessandro Souza

    Nestes primeiros seis meses de 2019, 10.500 pacientes e familiares foram hospedados na Casa de Apoio Vera Lúcia ©Carlessandro Souza

    Já foram emitidos mais de 8 mil cartões do idoso este ano ©Carlessandro Souza

    Por: Cris Lima/Governo do Tocantins

    Imprimir