Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    02/08/2019

    PORTO NACIONAL| Sertões 2019: competição realizará Concurso Sertões de Artes; crianças e adolescentes participarão com redações e desenhos sobre o tema

    ©Dornil Sobrinho
    A equipe organizadora do Sertões 2019 está trazendo para Porto Nacional, junto com a maior competição da América Latina, o Concurso Sertões de Artes. Todas as escolas municipais estão convidadas a participar do projeto, que objetiva engajar os alunos no mundo do Sertões, através de desenhos e redações.

    Incentivar o hábito da leitura e escrita nas escolas, para descobrir qual a imagem que os estudantes possuem do Rally, que escolheu Porto Nacional como cidade anfitriã em 2019, movimenta a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) desde o mês de julho.

    A Pasta, que comanda as escolas do Município, definiu o melhor critério para a realização do concurso. Dividiu as turmas em duas, onde os alunos do 5º ao 9º ano farão as redações, e as crianças do 2º ao 4º ano farão os desenhos.
    ©Dornil Sobrinho
    “Já fizemos reuniões com as gestoras municipais das escolas, passamos todo o material do Sertões (vídeos, áudios, textos) para que os professores conheçam o tema e orientem os alunos na produção dos trabalhos. Esse material foi enviado pela produção-geral do evento. Temos as melhores expectativas com a passagem dessa grande competição em nossa cidade”, disse a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia.

    Os professores serão os responsáveis pela organização e seleção dos trabalhos. Depois de escolhidos, serão enviados para a Secretaria da Educação, para que sejam classificados os finalistas.

    Premiação

    “O Concurso não foi criado para fomentar uma competição entre os alunos, e sim para garantir o engajamento dos estudantes com o maior Rally das Américas – o Sertões. É apenas um estímulo para saber o que pensam e como enxergam esse mundo de máquinas e pilotos empoeirados que cruzarão a cidade. O importante não é vencer e sim, participar”, disse o produtor-geral da Cidade Anfitriã, Fernando Garcia.

    Como uma forma de gerar ainda mais engajamento ao concurso, serão eleitos quatro trabalhos, sendo dois desenhos e duas redações, que no dia da passagem do evento pela Cidade, estes quatro alunos serão convidados a entregar o prêmio aos pilotos (moto/quadriciclos/UTVs/carros), ganhadores da etapa do dia, e receberão também um kit do Sertões como prêmio.

    Regulamento

    Os alunos deverão escrever uma redação, desenho ou pintura (de acordo com a faixa etária) baseado no release enviado pela comissão organizadora. As redações serão corrigidas e eleitas pelos professores que indicarão os ganhadores, depois de avaliado o contexto da história (proposta no concurso) e nas didáticas coerentes na forma de escrita e metodologia para uma boa redação.

    Igualmente, os desenhos ou pinturas serão eleitos pelos educadores que indicarão o ganhador, baseando-se no contexto da história.

    Exposição de Artes

    Com os trabalhos dos alunos das escolas municipais de Porto Nacional será realizada uma Exposição de Artes, onde os pilotos e todos os membros da caravana Sertões poderão ver, quando passarem pela cidade. A comissão julgadora de cada localidade terá que indicar os quatro ganhadores até o dia 20 de agosto de 2019.

    Poucos dias antes da passagem do Rally por cada cidade anfitriã, a equipe organizadora do evento disponibilizará um espaço na “Vila Sertões”, para que a Educação Municipal prepare um mural para a exibição dos trabalhos.

    O plano é que cada cidade receba a comitiva do Sertões com uma linda exposição dos trabalhos artísticos de seus alunos.

    Pós-evento

    Todos os desenhos e redações serão entregues para a organização geral da competição, no dia que chegarem ao Município. Depois que receberem esse material, confeccionarão um livro para cada Cidade Anfitriã, como lembrança do concurso.
    ©Dornil Sobrinho

    Por: Umbelina Costa


    Imprimir