Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2019

    Ponte de Porto Nacional tem trânsito interrompido para avaliação da estrutura

    Interdições serão realizadas nesta segunda-feira (30) e terça-feira (1º) das 6h ao meio-dia. Tráfego será liberado a cada 40 minutos; motoristas também podem atravessar o rio em balsa.

    Ponte de Porto Nacional foi liberada para carros pequenos no mê de junho — Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
    A ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, região central do estado, terá o trânsito interditado durante a manhã desta segunda-feira (30) e terça-feira (1°) para um processo de monitoramento. De acordo com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), a medida é para verificar o comportamento da estrutura da ponte, que foi parcialmente liberada para o tráfego no último mês de junho.

    A interdição durante os dois dias será feita das 6h ao meio-dia nas cabeceiras da ponte. Ainda segundo a Ageto, o trânsito será liberado para passagem a cada 40 minutos. Os motoristas também podem optar por fazer a travessia utilizando a balsa que continua atuando no local.

    A ponte de Porto Nacional foi construída há mais de 40 anos e chegou a ser totalmente interditada no início do ano após problemas estruturais causarem risco para os usuários. Antes disso, desde 2011, a estrutura já tinha restrições para o tráfego de caminhões acima de 30 toneladas.
    Asfalto sobre a ponte foi totalmente recuperado — Foto: Secom/Divulgação
    A estrutura ficou quatro meses totalmente interditada até o estado realizar obras de melhoria e liberar o trânsito de carros pequenos e caminhonetes até 3,5 toneladas. Pórticos de ferro foram colocados em cada um dos acesso para impedir a passagem de veículos grandes, mas os limitadores foram violados diversas vezes.

    A Agência de Transportes e Obras informou que durante esse monitoramento que será realizado nos próximos dia a equipe de engenharia vai realizar serviços para verificar como a estrutura da ponte tem se comportado após a liberação.
    Foto detalha problema estrutural antigo na ponte de Porto Nacional — Foto: Ademir dos Anjos/Divulgação


    Por G1 Tocantins


    Imprimir