Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    26/09/2019

    Vice-governador Wanderlei Barbosa participa da abertura do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

    Encontro segue até esta sexta-feira, 27, e reúne gestores de educação, técnicos e prefeitos de municípios do estado 

    Encontro Técnico do FNDE reúne gestores da educação dos 139 municípios tocantinenses ©DIVULGAÇÃO
    O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta quinta-feira, 26, da abertura do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizado no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O evento segue até esta sexta-feira, 27, e reúne gestores de educação, técnicos e prefeitos de municípios do estado que buscam esclarecer questões relativas ao fundo da educação.

    O encontro técnico tem por objetivo capacitar gestores e técnicos para a correta execução dos recursos financeiros, implementação dos programas e prestação de contas, mediante palestras e atendimento individualizado para quem busca solução de questões pontuais.
    Vice-presidente do FNDE, Luiz Tadeu Villella Brum, garante o compromisso do Ministro da Educação para investimento na educação básica ©Luciano Ribeiro
    O vice-presidente do FNDE, Luiz Tadeu Villella Brum, pontua que o FNDE busca constantemente mudar a realidade da educação básica em todo o país, buscando investimento junto ao Governo Federal e capacitando melhor os técnicos para aplicabilidade dos recursos concedidos. 

    “Venho conversando com o nosso ministro da Educação, Abraham Weintraub, e sem esquecer a educação superior, ele tem o compromisso de fazer um investimento na educação básica. Estamos trabalhando para isso, para que a educação básica cresça, evolua e possa alavancar em alguns anos, mudando a situação que se encontra hoje. Estamos com 10 técnicos aqui em Palmas que vieram mostrar a melhorar forma de cada município utilizar o recurso que disponibilizamos e efetivar melhor suas ações para que o dinheiro não volte, porque se voltar, ele não vem para o FNDE”, destacou o Vice-presidente. 

    Segundo o vice-governador, Wanderlei Barbosa, o recurso do FNDE é um grande aliado na educação do país, mas o Governo do Tocantins acredita que muito mais investimento é necessário para alavancar a educação.
    Vice-governador Wanderlei Barbosa, durante encontro do FNDE, destaca o crescimento da educação aliado ao do Tocantins
    “O Governo do Tocantins, na pessoa do nosso governador Mauro Carlesse, sempre deixou bem claro que preza em melhorar a situação do nosso estado, levando junto o crescimento da educação, que é sinônimo de qualidade de vida. Não queremos apenas o limite constitucional estipulado pelo FNDE, que é muito bom quando é bem aplicado, mas queremos investir mais, pois sabemos que uma população independente e segura só é possível por meio de uma educação de qualidade”, enfatizou o Vice-governador.

    Ainda estiveram presentes no evento, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Jairo Soares Mariano, e o presidente da União Municipal de Dirigentes da Educação, Bartolomeu Moura Júnior.

    Por: Melânia Kássia


    Imprimir