Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    26/10/2019

    CAPITAL| Em noite de festa, novas promessas do audiovisual tocantinense foram premiadas no Festival de Cinema Você na Tela

    ©DIVULGAÇÃO
    Ansiedade e alegria marcaram a noite de crianças e adolescentes da rede de ensino de Palmas ao receberem o ‘Zoíudo’, troféu que premiou os melhores curtas exibidos no IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas Você na Tela, nessa sexta-feira, 25. O encerramento é o ápice do Festival e leva os participantes a vivenciarem um pouco do clima das premiações dos grandes Festivais de Cinema, em uma noite de ‘gala’, no Theatro Fernanda Montenegro.
    ©DIVULGAÇÃO
    O Festival permite o protagonismo infanto-juvenil no audiovisual, e esta oportunidade foi ressaltada pelo presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, na abertura da cerimônia. “O Você na Tela é esse festival único no Brasil, que dá oportunidade a crianças, adolescentes e jovens, que amam o cinema e às vezes se veem distantes da realidade da grande telona. O Festival traz pequenos e jovens cineastas para dentro e por de trás da tela... para perto e mostra que sua vida pode ser transformada pela arte e pela cultura”, afirmou.

    Além do troféu ‘Zoiúdo’, o Você na Tela oferece o ‘Prêmio das Produtoras’, que concede uma refilmagem profissional ao melhor filme do Festival escolhido por cineastas e realizadores de cinema profissional.

    Música no cinema

    Esta edição do Você na Tela celebrou os 30 anos de Palmas. Já a Cerimônia de Premiação teve como tema a ‘Música no Cinema’, com interpretações da canção tema de ‘Rei Leão’, Circle of Life’ (Ciclo da Vida) – Elton John / Tim Rice, realizada pelo Coral Municipal de Palmas, sob a regência da maestrina Renate Stephanes. Já a Banda da Guarda apresentou o tema da aclamada série ‘Game of Thrones’.

    A festa contou também com apresentação do Coral da Guarda Metropolitana de Palmas, com interpretações da ‘Canção de Amor a Palmas’ e ‘Alma Leve’.

    Premiados

    Concorreram ao Você na Tela 60 curtas, divididos nas mostras Jovem Cineasta, Jovem Realizador, Brasil na Tela e Universitária e, mais uma vez, os estudantes surpreenderam pela criatividade, diversidade de temas e inovação diante da utilização dos recursos disponíveis para realizar um filme.

    Um dos curadores do Festival, o cineasta Nival Correa ressaltou a qualidade dos curtas apresentados. “Cada vez mais a qualidade técnica dos curtas do Você na Tela tem crescido. Os estudantes têm se aprimorado na fotografia e no roteiro, principalmente. Também fiquei surpreso com o incrível crescimento de utilização do drama como gênero. O Festival é um grande expoente para futuros profissionais do cinema”.

    Vencedora da categoria ‘Melhor Filme Universitário’’ com o filme ‘3Cm’, Cristiane de Holanda, falou da importância da inclusão da Mostra Universitária no Festival. “Estou muito emocionada, porque um filme é outra linguagem de divulgação da produção científica universitária, é fruto de pesquisa que chega muita mais acessível à população”.

    O filme ‘3Cm’ fala do direito da mulher ao acesso à justiça, que muitas vezes é barrado por questões mínimas, como três centímetros de comprimento da barra da saia. A temática feminista esteve bastante presente no Festival, a exemplo do curta vencedor das categorias Melhor Filme de escola, na Mostra Jovem Realizador, e Melhor Filme de Júri da Crítica, ‘Violência Contra a Mulher’, realizado por alunas da Escola Raquel de Queiróz.

    “Estamos muito felizes, porque foi um trabalho árduo, foi algo que a gente se identificou bastante porque a violência contra a mulher é algo que se destaca na sociedade”, afirmou a estudante Carla Ramos ao ressaltar também que “experiência com os prêmios foi emocionante e intensa. Quero participar outras vezes, e quero entrar como roteirista ou diretora”.

    Participando do Você na Tela pela quarta vez, a professora da Escola Beatriz Rodrigues, Ana Kamilla, que teve uma equipe vencedora com o filme ‘Sapato Velho’, na categoria Melhor Imagem, falou sobre o desenvolvimento dos estudantes a partir do Festival. “A gente sempre busca temáticas que envolvam a família, que envolvam sensibilidade. E os alunos se mobilizam e se empenham só para poderem participar e ver os curtas em uma tela grande de cinema. Eles sempre falam que só de ver o trabalho deles no cinema já é emocionante. O Você na Tela traz isso, o gostinho de frio na barriga, pois é um verdadeiro Oscar para eles. Isso é gratificante porque trabalhar essa arte é incentivar os alunos a ter uma visão melhor de mundo”, afirmou.

    Confira a lista dos grandes vencedores da noite

    Jovem Cineasta

    Melhor História: ‘A Lagoa das Sete Cidades’, ETI Pe. Josimo M. Tavares

    Melhor Imagem: ‘Sapato Velho’, Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva

    Melhor Equipe: ‘O Mundo na Linguagem da Hágata’, ETI, Margarida Lemos- Cemil

    Jovem Realizador

    Melhor Filme de Escola: ‘Violência contra a Mulher’, Escola Estadual Rachel de Queiroz

    Melhor Produção. ‘O que o Nordeste tem de melhor’, Escola Municipal Anne Frank

    Mostra Universitária Cidade de Palmas

    Melhor Filme Universitário: 3CM, Cristiane de Holanda

    Mostra Brasil na Tela

    Melhor Filme: ‘Alomorfia’, Thalia Helena

    Melhor História: ‘Cicatrizes’, Nathalia Lima

    Prêmio Especial do Júri da Crítica

    Violência contra a Mulher, Escola Estadual Rachel de Queiroz

    Prêmio Júri Popular

    O Mundo na Linguagem da Hágata, ETI, Margarida Lemos- Cemil

    II Guerra Mundial e Anne Frank, Escola Municipal Anne Frank

    Prêmio Especial das Produtoras

    Melhor Filme de Escola: ‘Racismo’, Escola Estadual Rachel de Queiroz

    Menção Honrosa

    ‘O Mundo na Linguagem da Hágata’, ETI Margarida Lemos (Cemil).

    SECOM


    Imprimir