Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    28/10/2019

    Centros de Saúde da Comunidade na Capital encerram programações do Outubro Rosa


    O mês de outubro está chegando ao fim, mas ainda tem Centro de Saúde da Comunidade (CSC) com programação voltada à campanha do Outubro Rosa que tem como foco a prevenção aos cânceres de mama e de colo uterino, que respectivamente, ocupam o 1º e o 3º lugares em número de casos novos em mulheres do Brasil. O CSC do distrito de Buritirana abre a programação desta última semana de campanha, nesta terça-feira, 29.

    Em horários diferenciados, de Norte a Sul da Capital tem programação para atender as mulheres da área de abrangência de cada unidade, com exames preventivos, solicitação de mamografia quando necessário, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (Hepatites B e C, Sífilis e HIV), além de palestras sobre os cânceres de mama e colo uterino, entre outros.

    Região Norte

    Na região Norte, o CSC José Luís Otaviani, localizado na Arno 33 (307 Norte) tem programação nesta quarta e quinta, 30 e 31 de outubro, e na sexta, 1º de novembro, sempre das 18 às 21 horas, onde serão realizados exames preventivos, testes rápidos, solicitação de mamografia quando houver indicação. “Aquelas mulheres que ainda não puderam vir ao longo da campanha, podem aproveitar esses dias para colocar a saúde em dia e prevenir essas doenças. A gente sabe que no caso do câncer quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance de cura”, ressalta a coordenadora do CSC, Márcia Nascimento.

    No CSC da Arno 41 (403 Norte) tem coleta de exames preventivos de segunda à sexta, das 17 às 19 horas.

    Já o CSC da Arno 61 (503 Norte) tem orientação sobre câncer de mama na sala de espera, coleta de preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografia, sempre às terças, quintas e sextas pela manhã, e na quarta de manhã e à tarde.

    Ainda na região Norte, o CSC da Arno 71 (603 Norte), todas as quintas, manhã e tarde, oferta coleta de preventivo e realiza solicitação de mamografia e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

    Região Centro-Sul

    Na região Centro-Sul, o CSC da Arse 13 (108 Sul) realiza nesta quarta, 30, das 18 às 22 horas, o Dia D da Saúde da Mulher, com coleta de exames preventivos, testes rápidos para detecção de ISTs, solicitação de mamografias, orientações sobre planejamento familiar, nutrição e importância da atividade física, além de sorteio de brindes.

    O CSC Satilo Alves (Arso 111 / 1103 Sul) também realiza programação nesta quarta, 30, das 18 às 21 horas, com exames preventivos, solicitação de mamografia, testes rápidos, rodas de conversa e sorteio de brindes.

    O CSC da Arse 82 (806 Sul) oferta na quinta, 31, durante todo o dia, coleta de exame preventivo, testes rápidos para ISTs, solicitação de mamografia, e orientações na sala de espera.

    Já o CSC da Arse 131 (1304 Sul) realiza a coleta de exames preventivos todas às quintas-feiras, durante todo o dia.

    Região Sul

    Em Buritirana, o CSC Mariazinha realiza nesta terça, 29 de outubro e na sexta, 1º de novembro, manhã e tarde, palestras, exames preventivos e solicitação de mamografia.

    O CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza mais um Dia D nesta quarta, 30, das 18 às 21 horas, com palestras sobre câncer da mama, câncer de colo uterino, câncer bucal, infecções sexualmente transmissíveis com enfoque na Sífilis e alimentação da mulher; além de coletas de preventivos, testagem rápida, solicitações de mamografias e ultrassonografias, e vacinação contra o HPV.

    Também na quarta, 30, no Jardim Aureny II, a unidade que leva o nome do setor realiza das 18 às 21 horas, palestras e orientações quanto aos cânceres de mama e colo uterino, autocuidado e auto exame, além de exames preventivos e solicitação de mamografia se necessário.

    Na quinta, 31, durante todo o dia, o CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III) também realiza sua programação especial para o público feminino. Os profissionais farão orientações de promoção à saúde, testes rápidos para detecção de ISTs, coleta de preventivo, solicitação de mamografia.

    Também na quinta, 31, a partir das 18 horas, o CSC Liberdade (Jardim Aureny III) realiza palestra e roda de conversa sobre cânceres de mama e de colo uterino, coletas de exame preventivo e teste rápidos.

    No CSC Morada do Sol tem coleta de exame preventivo segunda, quarta e sexta, pela manhã; e na terça, quinta e sexta à tarde.

    SECOM/SEMUS

    Imprimir