Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    14/10/2019

    Festival Gastronômico de Miracema tem estreia de sucesso

    Evento ocorreu no último final de semana, com 23 competidores, Cozinha Show e música. 

    Programação contou com Cozinha Show nos três dias ©Ronys Rocha
    Rosivan Batista dos Santos já é um profissional do ramo. Mora em Miracema, mas trabalha em um restaurante de comida japonesa em Palmas. Sua Moqueca Cremosa de Pirarucu com Babaçu revela toda sua experiência, com um visual de encher os olhos e o seu cuidado pessoal em extrair o leite do babaçu e colher a hortelã do próprio quintal. O resultado de toda esta dedicação resultou na primeira colocação na categoria Comida Salgada, no Festival Gastronômico de Miracema (Gatromira), que em sua primeira edição, realizada entre os dias 11 e 13, no tradicional Ponto de Apoio da cidade.

    Sucesso de público e crítica, o evento superou as expectativas, reunindo 23 concorrentes, Cozinha Show e apresentações musicais nas três noites. Moradora de Palmas, Simone Matias Gondinho já concorreu em suas edições do Festival de Taquaruçu e se surpreendeu com a estreia do Gastromira. “Achei muito organizado, seguro e limpo”, disse, também elogiando os pratos em competição.

    Também chamou atenção a diversidade e qualidade das receitas apresentadas, bem como a participação tanto de profissionais quanto de amadores, que não deixaram nada a desejar. Este foi o caso de Flávio Mendes Ribeiro, de Miracema, que em sua primeira experiência cozinhando para um grande público conquistou a segunda colocação na categoria Comida Salgada, com seu Chambarice, a base se chambari e arroz. “Até agora só cozinhava para os amigos”, revelou ele, que além do prêmio ganhou bolsa para um curso de Gastronomia.
    O prefeito Saulo Milhomem entregou prêmio para Rosivan Batista ©Ronys Rocha
    Para a chef de cozinha e jornalista Malena Mota, que compôs o júri técnico e participou da Cozinha Show, o Festival já começou bem, com “uma pegada gastronômica forte e gestores bastante sensíveis”. Segundo ela, os participantes de Miracema e Miranorte já estão se sentindo empodeirados e as oficinas precedentes deram uma outra visão de atendimento ao público e valorização dos produtos típicos locais. “A tendência é só crescer”, prevê.

    Um destes produtos, o peixe cuiú cuiú, chamou a atenção do público visitante que não conhecia a espécie, muito consumida na região e bastante saboroso, apesar do baixo preço.

    Representando a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a vice-presidente Mounira Hawat elogiou a organização do evento e qualidade dos pratos apresentados. “Iniciativas como esta são louváveis, movimentam o comércio da cidade, estimulam o empreendedorismo, atraem turistas”, comemorou, lembrando que o Governo do Estado tem atuado no fomento a projetos voltados a geração de emprego e renda.
    Publico prestigiou os três dias do Festival ©Ronys Rocha
    Também presente ao evento, a senadora Kátia Abreu elogiou a iniciativa da Prefeitura, lembrando que os gestores municipais estão apostando na economia criativa. “O sentimento geral dos participantes é que, a partir deste Festival, a vida delas vai mudar”, comemorou.

    O prefeito Saulo Milhomem comemorou o sucesso da primeira edição do Festival, disse que o evento superou as expectativas e que o objetivo é fazer com que Miracema se torne uma indústria do turismo. Segundo ele, além de contar com inúmeras belezas naturais, é possível fomentar a cidade e a região com eventos como este, que dão possibilidade de expandir a renda das pessoas, gerando empregos diretos e indiretos.

    O 1º Gastromira foi realizado pela Prefeitura de Miracema, com apoio do Sebrae-TO, da UniCesumar e do Governo do Estado. Os três primeiros colocados em cada uma das três categorias receberam, respectivamente, R$

    Vencedores

    Lanche Salgado

    1° lugar - Cuscuz do Recanto, de Silvana Helena Batista Lima ( MIRACEMA)

    2° lugar - Costela Burgger, de Claisson Antônio Portilho ( Palmas)

    3° lugar - Pastel Caipira do Cerrado, de Robson Correa Soares, que em sorteio ganhou uma bolsa de 80% para o curso de Gastronomia, em virtude de uma parceira com a Faculdade Unicesumar (MIRACEMA)

    Comida Salgada

    1° lugar - Moqueca Cremosa de Pirarucu com Babaçu, de Rosivan Batista dos Santos ( Miracema)

    2° lugar - Chambarice, de Flávio Mendes Ribeiro ( que em sorteio ganhou uma bolsa de 50% para o curso de Gastronomia, em virtude de uma parceira com a Faculdade Unicesumar (Miracema)

    3° lugar- Baião Cremoso do Cerrado, de Marli Pereira da Cruz Soares

    Doces

    1° lugar - Torta Alemã com sabor da Amazônia, de Eliene Aguiar de Jesus (Palmas)

    2° lugar - Bolo de Castanha de Caju com Cupuaçu, de Ana Caroline Coelho Sobrinho (Miracema)

    3 ° lugar - Doce Mel Caipira do Cerrado, de Maísa Ramos (Miranorte).


    Por: Seleucia Fontes


    Imprimir