Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    01/10/2019

    Governador Mauro Carlesse e comitiva visitam indústria de processamento de grãos em Dubai

    Visita estreita laços e permite conhecer um pouco as demandas de produção para futuras negociações com os Emirados Árabes

    Governador Mauro Carlesse e equipe visita renomada indústria de processamento de grãos em Dubai
    Na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, o governador Mauro Carlesse visitou a indústria Essa Al Ghurair Investment LLC (EGI), onde foi recebido pelo proprietário Abdulla Al Ghurair. O escritório da EGI está bem localizado em Dubai e suas instalações de fabricação estão estrategicamente localizadas no porto de Jebel Ali, um ponto central para uma logística internacional, facilitando as transações comerciais globais.

    Segundo o governador Mauro Carlesse, a visita a uma grande empresa de Dubai, que processa grãos em larga escala, é uma oportunidade de conhecer as demandas dos Emirados Árabes que facilitaram o trabalho da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) na intermediação com o produtor do Tocantins.
    ©DIVULGAÇÃO
    “Nossa visita às indústrias Al Ghurair, além de estreitar os laços, também nos permite conhecer um pouco da realidade comercial da região dos Emirados Árabes, que facilitará nossas negociações futuras após a assinatura do memorando de entendimento”, pontuou o Governador.

    A indústria Al Ghurair é o maior importador de açúcar do Oriente Médio e o maior produtor de farelo de soja que compra seus produtos do Japão, Holanda, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

    O secretário da Seagro, César Halum, enfatizou que muitas empresas que ofertam os produtos brasileiros à empresa Al Ghurair compram alguns produtos no Tocantins, o que pode levar à possibilidade de ter safra dos produtores tocantinenses dentre os grãos processados pela Al Ghurair.

    “Acompanhando um carregamento recém-chegado de 60 mil toneladas de milho vindo do Brasil, percebemos que a empresa que exporta esses produtos compra milho também no Tocantins. E é exatamente neste ponto que chegamos, não queremos atravessadores do que produzimos na nossa terra, pois queremos fazer uma venda direta para a indústria, e é isso que o Memorando de Entendimento que assinamos vai nos proporcionar, um contato direto com o nosso produtor, melhorando nosso potencial produtivo e alavancando a economia do nosso Estado”, destaca o secretário César Halum.

    Com a assinatura do Memorando, o Governo do Estado aguarda todo o processo entrar em vigor, onde será instalado e terá um plano de negócio dentro de uma plataforma virtual ligada diretamente à Seagro em que o comprador dos Emirados Árabes acessa com sua demanda e a Secretaria localiza o produtor interessado.

    Comitiva

    Também acompanham o governador Mauro Carlesse os secretários da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, e Extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresmin, além do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e o empresário, Volney Aquino Santos.



    Por: Melânia Kássia/ Governo do Tocantins


    Imprimir