Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    06/10/2019

    GURUPI| Município sedia nesta segunda-feira (7) a abertura da 12ª edição do Agenda Cidadã

    Objetivo do Tribunal de Contas e parceiros é levar à sociedade e gestores boas práticas da gestão pública


    Começa nesta segunda-feira, 7, em Gurupi, a caravana da 12ª edição do Agenda Cidadã, programa desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), com o apoio de instituições parceiras, objetivando disseminar entre a sociedade as boas práticas de gestão pública. O evento acontece no Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 8 horas.

    Neste ano a programação foi toda reformulada para garantir mais conteúdo aos participantes com palestras dinâmicas, oficinas, estações de trabalho, carretas de inovação equipadas com computadores para capacitações e orientações.

    Com o tema “Governança e Tecnologia – desafios e oportunidades”, o Agenda Cidadã faz parte do Plano de Gestão 2019-2020, no qual foram estabelecidos metas e projetos, entre eles, a aproximação do Tribunal com o cidadão. 

    Durante a realização do evento, o TCE/TO terá técnicos à disposição nas carretas para a capacitação sobre o Sicap – Licitações, Contratos e Obras. Além disso, simultaneamente, acontecerá atendimentos para a atualização do Cadun – Cadastro Único Das Unidades Gestoras, momento este, essencial para que os gestores possam colocar seus dados em dia.

    Cidadão

    O Agenda leva à sociedade as ferramentas que permitem ao cidadão interagir com a Corte de Contas de forma fácil e ágil. Os gestores públicos também fazem parte do público-alvo, pois permite a eles acesso à mais conhecimento sobre as estruturas de tecnologia empreendidas pelo TCE para modernizar e agilizar o trâmite de processos, o atendimento e a orientação que são oferecidos a eles.

    Palestras

    Estão programadas para acontecer durante o dia do evento mais de dez palestras dinâmicas com diversos temas, entre eles: Acompanhamento da Gestão; Integração dos Sicaps; Cadun – Cadastro Único Das Unidades Gestoras; Sicap – Atos de Pessoal; Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Portal da Transparência; Sistemas de ouvidorias do Poder Executivo Federal (E-OUV); Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público; Os Desafios dos Municípios na Implantação dos Aterros Sanitários; Controle Social e o TCU: papel dos Conselhos de Alimentação Escolar; e Transparência e Controle Social.

    Além disso, dentre as ações que prevê o projeto com cada instituição parceira levando aos encontros regionais atendimento à população, oficinas de capacitação e produtos do trabalho que exercem nas suas áreas.

    Regionais

    Os eventos foram distribuídos conforme a área de fiscalização das relatorias do TCE/TO, abrangendo, assim, os 139 municípios tocantinenses. Integram a regional de Gurupi 25 municípios da região, todos jurisdicionados à 4ª Relatoria.

    O Agenda Cidadã será realizado em cinco cidades, que são de localização estratégica: Gurupi (7/10), Porto Nacional (10/10), Paraíso do Tocantins (21/10), Guaraí (24/10) e Araguaína (31/10).

    Participação

    Para fazer sua inscrição e participar do evento na sua região basta acessar este link.

    Os agentes parceiros no projeto são governos Federal por meio da Controladoria-Geral da União, Estadual com a Controladoria-Geral do Estado, Sebrae, Fieto, Energisa e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), com apoio da prefeitura de Gurupi.

    ASSECOM


    Imprimir