Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    01/11/2019

    ARAGUAÍNA| Portal da Transparência agiliza gestão pública

    Durante evento do Programa Agenda Cidadã, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, controladora de Araguaína, Mariana Cardoso, fala dos benefícios do portal

    O evento reuniu representantes dos municípios que compõem as regiões Norte e Bico do Papagaio e contou com a participação do presidente do TCE, Severiano José Costandrade de Aguiar, entre outras autoridades ©Marcos Sandes
    Araguaína recebeu nesta quinta-feira, 31, o quinto e último encontro regional do Programa Agenda Cidadã, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). Com o tema “Governança e Tecnologia: desafios e oportunidades”, o evento reuniu representantes dos 52 municípios que compõem as regiões Norte e Bico do Papagaio e contou com a participação do presidente do TCE, Severiano José Costandrade de Aguiar, entre outras autoridades.

    Representando o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, a controladora do Município, Mariana Cardoso, falou sobre a importância do Portal da Transparência como ferramenta de gestão e do apoio da equipe técnica do TCE para garantir sua efetividade.

    “O suporte do TCE é fundamental porque nos traz a visão externa, a forma como o cidadão está visualizando o portal, que no primeiro momento não estava claro. Então eles diziam: ‘altera isso, altera aquilo’, até conseguirmos colocar em funcionamento. Digo aos demais municípios que procurem realmente esse suporte, porque é muito boa essa correção prévia”, ressaltou a controladora.

    “É uma ferramenta muito importante, para a sociedade, para o gestor e para o próprio servidor público, agilizando o trabalho. Por exemplo, o fiscal de contrato que às vezes está na obra e precisa de determinada informação, basta acessar para tirar as dúvidas sobre pagamentos e vigência dos contratos”, completou.

    Profissão Gestor

    Na abertura do evento, foi apresentado o aplicativo Profissão Gestor, criado a pedido dos servidores do Tribunal, com o objetivo de orientar os gestores de modo a combater os 12 principais erros detectados durante as fiscalizações realizadas pelo TCE.

    Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de receber orientações sobre as boas práticas da administração pública e participaram de capacitações sobre o Sicap – Licitações, Contratos e Obras e atualização do Cadastro Único das Unidades Gestoras (Cadun).

    A programação contou ainda com palestras com temas diversos, como: Acompanhamento da Gestão, Integração dos Sicaps, Sicap – Atos de Pessoal, Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Portal da Transparência, Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público e Ouvidoria – canal de comunicação com a sociedade.
    ©Marcos Sandes

    Por: Mara Santos


    Imprimir