Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2019

    Bandeiras antigas são incineradas em homenagem ao Dia da Bandeira no Tocantins

    Cerimônia é tradicional e realizada para a substituição dos exemplares antigos e gastos por novos. A atual bandeira brasileira foi instituída no dia 19 de novembro de 1889. 

    Bandeiras antigas foram incineradas em Palmas — Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
    A tradicional cerimonia de incineração das bandeiras nacionais antigas e a substituição por exemplares novos foi realizada nesta terça-feira (19) em várias cidades do Tocantins. A cena se repetiu em quartéis da Polícia Militar de todo o estado e também na Praça dos Girassóis, numa solenidade com o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM).

    O ato é realizado para lembrar a data em que a atual bandeira foi instituída como símbolo nacional: 19 de novembro de 1889. Quatro dias após a Proclamação da República. Para o evento são sempre escolhidas bandeiras que já estão desgastadas e são consideradas inservíveis.

    Em Palmas, a incineração foi realizada pelo subtenente José Magdones Gomes de Morais, que era o praça mais antigo na tropa presente no local. Outras autoridades, como o comandante da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, também estavam presentes.

    Também houve a execução do hino nacional e o hasteamento da nova bandeira. O evento seguiu o mesmo padrão em cidades como Gurupi, Araguaína e Araguatins.
    Em Gurupi, o ato foi no batalhão da Polícia Militar — Foto: Divulgação/Polícia Militar
    A cerimonia atraiu curiosos e estudantes em Araguaína — Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Por G1 Tocantins


    Imprimir