Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    05/11/2019

    BRK Ambiental instala equipamentos para redução de perdas de água em Araguaína

    Alguns bairros devem ficar desabastecidos durante instalação dos equipamentos, confira a lista.


    A perda de água gerada pelos vazamentos em tubulações no sistema de abastecimento de água, é um dos grandes desafios para as concessionárias de saneamento de todo brasil. De acordo com o Instituto Trata Brasil, existem regiões do Brasil que possuem um índice de quase 70% de perdas de água tratada durante o processo de distribuição. Este desperdício elevado impacta diretamente no meio ambiente, uma vez que a quantidade de água captada poderia ser menor, se não houvessem perdas na distribuição.

    Visando combater o desperdício de água, a BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em Araguaína, está implantando um sistema de redução de perdas de água no município. Isso contribuirá para que o serviço seja prestado com maior regularidade sem muitas interrupções, como explica o engenheiro da concessionária no município, Pedro Gobbo.

    "A tecnologia que será implantada possibilita, de forma automatizada, uma melhor gestão em tempo real sobre locais de vazamento, através de um software integrado, que otimiza as ações durante as mudanças no sistema, reduzindo o tempo de pesquisas e intervenções no sistema de abastecimento, oferecendo à concessionária maior visibilidade sobre o desempenho das redes de água, além de conservar os recursos hídricos, contribuindo com a preservação do meio ambiente", conta Pedro.

    O investimento desenvolvido pela concessionária em seu programa de combate a perdas de água no município de Araguaína é destaque internacional, inclusive foi apresentado durante uma conferência nos Estados Unidos, no último mês de outubro. A tecnologia está inclusa no conceito de "smart cities", e demonstra como a empresa está operando na cidade de forma inteligente.

    Para garantir o controle da operação do sistema, serão instalados equipamentos de monitoramento em pontos estratégicos. Durante esse trabalho, alguns bairros terão o abastecimento interrompido, porém todos serão informados em tempo hábil sobre a previsão do restabelecimento, de forma a ter o mínimo impacto possível. Cabe ressaltar que os moradores que possuem caixa d'água em casa também podem contribuir para a redução dos transtornos, ao manter bons hábitos de consumo.

    Todas as intervenções no abastecimento serão realizadas durante a noite, e de madrugada, para minimizar os transtornos. As normalizações estão previstas para a manhã dos dias subsequentes à realização dos trabalhos.

    Confira o cronograma abaixo:

    Terça-feira (05)

    Interrupção do abastecimento entre: 20h00 as 03h00

    Normalização total do serviço: 06h00 de quarta-feira.

    Setores afetados: Beira Lago, Tecnorte, Jardim Filadélfia, Santa Helena, Jardim das Palmeiras, Santa Mônica, Recanto do Lago, Jardim Paulista, Vila Bragantino, Eldorado, Carajás, Urbano, Senador, Dona Nelcia, Alaska, Jardim América

    Quinta-feira (07)

    Interrupção do abastecimento entre: 20h00 as 03h00

    Normalização total do serviço: 06h00 de sexta-feira.

    Setores afetados: Bairro São João, Santa Luzia, Santa Terezinha

    Sábado (09)

    Interrupção do abastecimento entre: 20h00 as 03h00

    Normalização total do serviço: 06h00 de domingo.

    Setores afetados: Centro, Belo Horizonte, Vila Aliança, Feirinha e Bairro São João


    ASSECOM


    Imprimir