Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2019

    Governador Carlesse reabre Palacinho e participa de homenagem ao ex-governador Siqueira Campos

    Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho

    Palacinho, foi reaberto à visitação pública na tarde desta terça-feira, 19, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse ©Esequias Araújo
    O Museu Histórico do Tocantins e primeiro prédio da Capital tocantinense, o Palacinho, foi reaberto à visitação pública na tarde desta terça-feira, 19, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. A solenidade contou com a presença do primeiro governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, que foi homenageado durante o evento. A programação contou ainda com apresentações musicais, visitação às dependências da antiga sede do Executivo Estadual, anexos e Capelinha, que passaram por obras de manutenção corretiva, preventiva e pintura.

    As obras de manutenção e reabertura do local foi fruto de parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), do Grupo Amigos do Palacinho. A parceria resultou na expografia “O Período do Palacinho 1990/1991”, que vai permitir aos tocantinenses e aos turistas que visitarem a capital do Estado conferir a história dos primeiros momentos de Palmas.
    Mauro Carlesse destacou a iniciativa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, que permitiu resgatar a história do Tocantins ©Esequias Araújo
    O governador Mauro Carlesse destacou a iniciativa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, que permitiu resgatar a história do Tocantins, que segundo disse não pode ser esquecida e apagada ao longo dos anos. “O Palacinho é isso, ele representa a história verdadeira do nosso Estado. É o primeiro prédio de Palmas e é isso que a gente tem que fazer, que é construir, preservar e conservar, porque isso é para a eternidade e não pode ficar esquecido porque mudou um Governo. Essa é minha intenção não só com relação ao Palacinho, mas também com relação a outros prédios públicos”, ressaltou.

    Por sua vez, Wagner Praxedes destacou a sensibilidade do governador Mauro Carlesse com o projeto de resgate da história do Palacinho. “O Palacinho representa a materialização de um ideal, que era a criação do Tocantins e o governador Mauro Carlesse, desde o primeiro momento, se mostrou sensível ao projeto. Agora o local está de portas abertas para receber os turistas interessados na história do Tocantins”.

    Já o ex-vice-governador do Estado, Darcy Coelho, lembrou que o local simboliza o trabalho dos pioneiros. “Daqui saíram as grandes decisões baseadas na vontade de tornar o Tocantins um estado pujante e que fincaram o alicerce da história”, frisou ele, destacando ainda que o governador Mauro Carlesse está fazendo voltar o tempo das grandes realizações.
    A solenidade contou com a presença do primeiro governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, que foi homenageado durante o evento ©Esequias Araújo
    O ex-governador Siqueira Campos, que foi homenageado durante a solenidade, aproveitou para entregar ao governador Mauro Carlesse um kit em que consta o planejamento do Estado até 2020 e lembrou as dificuldades do povo tocantinense na ocasião da criação do Estado e da sua administração. “Essa colaboração é porque acredito no seu Governo, que está conseguindo organizar o Estado”, ressaltou.

    Museu

    O Palacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins e foi construído em madeira. No local os visitantes podem conferir como era o Gabinete do Governador, a Vice-Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, a Secretária de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia, criada em 1989 para formular e executar a política de promoção social do Estado.

    O museu também conta com salão de exposições, com a mostra: No Labirinto das Bandeiras, reunindo as bandeiras de vários municípios tocantinenses e sala de exibição de vídeos. Há ainda dois anexos, a sala multiuso e a sala de leitura, além da Capela Santa Rita de Cássia.
    Wagner Praxedes destacou a sensibilidade do governador Mauro Carlesse com o projeto de resgate da história do Palacinho ©Esequias Araújo
    O projeto Amigos do Palacinho foi idealizado por Wagner Praxedes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conta com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade, entre pioneiros de Palmas, empresários, profissionais liberais, gestores públicos de todas as esferas.

    Presenças

    A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade; do ex-governador Raimundo Boi; do presidentes do Tribunal de Contas do Tocantins, Severiano Costandrade; do defensor público-geral, Fábio Monteiro; deputados estaduais; prefeitos e vereadores.

    Por: Jarbas Coutinho


    Imprimir