Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    14/11/2019

    GURUPI| Aniversário do Município contou com Abertura do II Gurufestival, Casamento Comunitário e competições esportivas

    ©DIVULGAÇÃO
    Nesta quinta-feira (14), dia em que Gurupi comemorou 61 anos, a programação de aniversário da cidade contou com Casamento Comunitário que oficializou a união de 102 casais e abertura da segunda edição do Festival da Canção de Gurupi (II Gurufestival) no palco do Centro de Convenções Mauro Cunha. Durante o dia também tiveram competições esportivas em diversas modalidades.

    Um dos grandes eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Gurupi ao longo do ano é o Gurufestival, que busca promover um grande encontro cultural, evidenciar talentos que estão fora da mídia e dar oportunidade aos artistas mostrarem sua criatividade, além de abrir espaço para o surgimento de novos artistas. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com a participação de 20 composições, sendo que 10 delas foram apresentadas nesta quinta-feira durante a abertura do festival.

    Entre os artistas que subiram ao palco nesta primeira noite, esteve Everton dos Andes, que apresentou a música “capim Dourado”. Ele falou sobre a oportunidade de participar do evento e a sensação de mostrar seu trabalho ao público. “É a emoção de como se fosse a primeira vez, é um amor a primeira vista, que você tem que conquistar o público no primeiro acorde, é uma emoção grande e sempre acontece um frio na barriga, estou muito feliz de participar”, declarou o cantor.

    Além de Everton, subiram ao palco na primeira noite os artistas: Grupo Sonarte, Josifran Santos, Mayara peres, Braguinha Barroso, Quesia Carvalho, Saulo Moscardini, Dayane, Chico Chokolate e Genivan Dias.

    O prefeito Laurez Moreira ressaltou a grandeza do evento e a valorização da Cultura. “Fazemos questão de valorizar a cultura e incentivar os artistas, por isso realizamos grandes eventos culturais como o Gurufestival. Hoje temos o prazer de receber músicos de vários estados brasileiros e da nossa terra, o que abrilhanta esse evento e nos orgulha muito. Toda comunidade está convidada a conhecer o talento dessas pessoas”, enfatizou.

    O público aprovou a organização do festival e o nível das apresentações da primeira noite. “O nível está altíssimo, quem gosta de apreciar uma boa música pode vir ao Gurufestival que aqui irão encontrar artistas de qualidade, a Prefeitura acertou em cheio na organização”, comentou o consultor de negócios, Jonsoni Guimarães, que prestigiou a primeira noite do evento acompanhado da família e garantiu voltar nesta sexta (15). 

    Para fechar a noite, após as apresentações concorrentes do festival, subiram ao palco os cantores Edmundo e Mário Souzza, que animaram o público. Nesta sexta-feira, outras 10 composições serão apresentadas concorrendo no Gurufestival, a partir das 20h.

    Casamento Comunitário

    O quinto dia da programação do aniversário de Gurupi contou com o Casamento Comunitário, que oficializou a união de 102 casais. O evento foi realizado no espaço do UniClube, numa parceria entre a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher, a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN/TO) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO).

    A cerimônia contou com decoração, estúdio fotográfico e culto ecumênico. “Estamos cuidando da cidade em todas as áreas, e principalmente das pessoas, é o que buscamos fazer, garantir a inclusão por meio de ações sociais como esta. Estou feliz de proporcionar esse momento especial na vida desses casais”, afirmou o Prefeito Laurez Moreira durante a cerimônia.

    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), desembargador Helvécio de Brito, também esteve presente na cerimônia. “É uma honra o Tribunal de Justiça participar deste ato e integrar esse casamento comunitário ao programa da Justiça cidadã que tem o objetivo de atender pessoas que são hipossuficientes e realizar o sonho destes casais que é transformar a união estável em casamento”, disse o presidente.

    Entusiasmados, os noivos Marcos Marques e Antônia Nascimento, que estão juntos a 12 anos, falaram da alegria de oficializar a união. “Para nós é uma alegria imensa estarmos realizando nosso sonho de nos casarmos, é um grande presente para nós justo no aniversário da cidade, estamos muito agradecidos por esta oportunidade”, disseram.

    Programação esportiva

    Durante o dia teve muito esporte na programação do aniversário da cidade. Pela manhã teve a Corrida de Aventura do SESI, com largada e chegada no Centro Olímpico Moreirão e percurso de 7 km passando por uma trilha com obstáculos. A corrida ocorreu em equipes formadas por quatro atletas nas categorias: Masculina, Feminina e Mista. Ao todo 27 equipes participaram e ao final todas receberam premiação.

    Também pela manhã foi realizado torneio de futsal feminino na quadra poliesportiva do IFTO, Campus de Gurupi, com participação de seis equipes. Na final, a equipe Rosas de aço venceu a equipe Liberty pelo placar de 8 a 0 e foi campeã da competição.

    A tarde teve encerramento do Campeonato Municipal “Taça 14 de Novembro” de futebol amador, com a disputa da final entre as equipes Santa Cruz e Malvinas. A partida foi realizada no Centro Olímpico Moreirão e a equipe Malvinas sagrou-se campeã após vencer o Santa Cruz pelo placar de 2 a 0.

    Programação

    Nesta sexta-feira (15), a programação de aniversário dos 61 anos de Gurupi continua com a sequência do Festival da Canção de Gurupi (II Gurufestival), a partir das 20h.






















    Fotos: Marcos Veloso/Secom
    Fotos Corrida SESI: Rodrigo Borges


    Imprimir