Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    16/12/2019

    ARAGUAÍNA| Abertas inscrições para o 1º Festival de Bola de Gude

    Evento faz parte do Projeto Mundo Lúdico do Parque Cimba e traz um resgate da importância das brincadeiras populares. O festival será realizado pela Prefeitura no próximo dia 28

    O festival faz parte do Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”, que tem como objetivo promover a integração de crianças, jovens e adultos e ainda demonstrar a importância da brincadeira popular ©Marcos Sandes
    Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Bola de Gude de Araguaína. A participação é gratuita e disponível a partir dos quatro anos de idade. O evento será realizado no dia 28, de 15 às 18 horas, sendo horário limite para os registros às 16 horas. Os interessados podem se inscrever no festival a partir desta segunda-feira, 16, das 8 às 21 horas, no setor administrativo do Eco Parque Cimba, localizado próximo ao estacionamento, e no dia do evento, a partir das 14 horas.

    O festival faz parte do Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”, que tem como objetivo promover a integração de crianças, jovens e adultos e ainda demonstrar a importância da brincadeira popular. Iniciado em setembro, o projeto já contou com o 1º Festival de Pipa, 1º Festival de Pião e também o 1º Festival de Lazer de Araguaína, com campeonatos de queimada, pula-elástico e pula-corda. Outras atrações estão planejadas até junho de 2020.

    Para todas as idades

    Serão três modalidades para os competidores do festival. Na Triângulo, haverá três categorias para nivelar a competição (infantil, de 4 a 9 anos, juvenil, de 10 a 17 anos, e adulto, a partir dos 18 anos). Já para as modalidades Buraco e Combate, a idade é livre. Menores de idade deverão estar acompanhados por pais ou responsáveis, buscando assim uma maior integração familiar, durante a apresentação.

    Triângulo

    A primeira fase da modalidade triângulo será disputada por eliminação em grupos de quatro jogadores. Cada competidor receberá quatro bolas de gude para apostas dentro do triângulo e mais uma bola que será usada para jogar contra as outras. O jogo acaba quando apenas um jogador detiver todas as bolas de gude. O vencedor de cada grupo avançará para novas disputas até sobrar apenas o campeão.

    Buraco

    Cada jogador deverá acertar o buraco com a bola de gude e aquele que não acertar continua no mesmo lugar. Os que acertarem partem para o segundo buraco e assim sucessivamente. Aquele que acertar primeiro o último buraco será o campeão. Os dois jogadores seguintes que acertarem o último buraco completarão o pódio.

    Combate

    Os jogadores deverão lançar as bolas de gude buscando acertar as dos oponentes que estão na arena. Na medida em que as bolas forem sendo acertadas, o jogador fica com a do oponente que será desclassificado. O jogo seguirá até que apenas um jogador esteja na partida. Ao final, será campeão aquele jogador que tenha conseguido eliminar mais oponentes.

    Por: Marcelo Martin


    Imprimir