Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    07/12/2019

    Educação: Em Miracema, Governo anuncia escola militar, obras de incentivo ao esporte e entrega equipamentos para escolas

    Foi anunciada a 13ª unidade de Colégio Cívico-Militar, a reforma do Estádio Castanheirão e do campo de futebol no setor Novo Horizonte e foram entregues equipamentos para três unidades de ensino

    O governador Mauro Carlesse destacou, no plenário da Câmara Municipal, a importância das atividades realizadas em Miracema ©Marcio Vieira
    Na comemoração da data em que Miracema se torna capital por um dia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), anunciou neste sábado, 07, a implantação do Colégio Cívico-Militar no município, entregou equipamentos para três unidades de ensino e anunciou a reforma do Estádio Castanheirão e do campo de futebol do setor Novo Horizonte.

    A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que os benefícios visam dar melhores condições para o desenvolvimento da aprendizagem e da cidadania. "A história de Miracema nos ensina sobre a importância da luta do povo e com esses anúncios e com as obras que serão realizadas, estamos dando ferramentas para a educação e para o desenvolvimento do esporte, que são primordiais para a melhoria das condições de vida da população. A educação pode nos levar para qualquer lugar que quisermos", ressaltou. 

    A titular da Seduc, Adriana Aguiar, em visita à Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos, onde realizou a entrega de benefícios ©Marcio Vieira
    O 13º colégio cívico-militar do Tocantins será implantado no Centro de Ensino Médio Santa Terezinha, com início das atividades no primeiro semestre de 2020 e ofertará cerca de 500 vagas. Na ocasião, foram entregues 52 ares-condicionados, conjuntos professores (mesas e cadeiras) e geladeiras para as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Onesina Bandeira, Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos e Escola Estadual Oscar Sardinha. 
    A diretora Silvia Deusa Nunes Pereira comemorou a entrega dos benefícios ©Marcio Vieira
    No município, a secretária Adriana Aguiar esteve na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos onde realizou a entrega simbólica dos equipamentos. A diretora da unidade de ensino, Silvia Deusa Nunes Pereira, destacou que a climatização das salas de aula irá refletir no aprendizado dos estudantes. "Teremos um ambiente mais acolhedor e mais confortável, o que certamente refletirá no processo de ensino e aprendizagem", ressaltou. 

    Reformas

    Durante as comemorações, foi anunciada que está em andamento o processo de autorização da reforma e cobertura do Estádio Castanheirão, com investimento previsto de R$ 1.000.000,00, empréstimo da Caixa Econômica Federal. A liberação dos recursos para essa obra está prevista para ocorrer ainda neste mês.

    Outra obra a ser executada no município é a reforma e ampliação do campo de futebol no setor Novo Horizonte, por meio de emenda parlamentar do deputado Ivory de Lira, a ser executada via Seduc. As obras contarão com investimentos da ordem de R$ 200.000,00, cuja parte dos recursos já foram disponibilizados na conta da Prefeitura, para execução imediata.

    "Hoje, estamos comemorando um dia importante na história do Tocantins. Em um gesto de gratidão à população de Miracema, à esse município, trouxemos anúncios de obras, benefícios. Um desses benefícios é a criação de um colégio cívico-militar, atendendo a uma demanda dos miracemenses", destacou o governador Mauro Carlesse. 
    A miracemense Suely Batista Matos comemorou os benefícios anunciados ©Marcio Vieira
    A assistente social e ex-vereadora do município de Miracema, Suely Batista Matos, comentou a importância dos ações anunciadas. "São obras que trazem progresso para o município. Quem ganha com essas ações é a população. O esporte traz vida, traz saúde e a socialização. Para estudar em um colégio cívico-militar tinha que ir até Palmas e agora teremos aqui. É motivo de muita alegria para nós", comemorou. 

    Capital por um dia

    A transferência da capital por um dia atende aos artigos 161 da Constituição Estadual e o 2º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que dispõem sobre a elevação do município à condição de Capital a cada ano. 

    Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 1989, Miracema do Tocantins representou o Estado criado pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, como Capital Provisória, simbolizando a vitória de uma luta dos habitantes da região, travada ainda na época do Império.
    As atividades contaram com o desfile cívico-militar, com a participação dos estudantes de Guaraí ©Marcio Vieira


    Por: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 


    Imprimir