Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    07/12/2019

    Governo do Tocantins participa de assembleia na COP 25 na Espanha

    Assembleia discute desenvolvimento sustentável e compromisso com a redução de emissões de gases do efeito estufa

    Países membros do Under 2 apresentam suas iniciativas para redução de emissão de gases do efeito estufa ©Thuanny Vieira
    O Tocantins participou, neste sábado, 7, da Assembleia Geral da Coalisão Under 2 MoU. O evento oficial da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25), reuniu países membros para apresentarem suas iniciativas e desafios enfrentados para a redução da emissão dos gases de efeito estufa até 2030. A COP 25 ocorre desde segunda-feira, 2, em Madrid, Espanha, e prossegue até o próximo dia 13.

    O gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francis Rinaldi Frigeri destaca a importância na participação do evento. “A Assembleia Geral do Under2 é importante para vermos o que os governos subnacionais estão fazendo, suas políticas, planos e iniciativas em favor de uma economia amigável com o clima, desenvolvimento sustentável e redução de emissões. Como é visto, esta é uma tendência mundial e irrefreável, temos que acompanhar este movimento a fim de que possamos proporcionar ao Tocantins um novo modelo de desenvolvimento econômico, aliado ao bem-estar de toda a população”.

    O Tocantins é membro do Under 2 MoU, desde 2015 e se comprometeu com sete linhas específicas. Plano Estadual de Redução das Emissões de GEE e Adaptação às Mudanças Climáticas; Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais; Energia e Biocombustíveis; Mudança e Uso da Terra e Setor Agropecuário; Arborização Urbana Integrada ao Transporte Urbano Sustentável; Áreas Protegida e Combate ao Desmatamento.

    Dentre os compromissos firmados, está o lançamento em 2018, do Atlas Solarimétrico que mede os níveis de radiação solar em todo o Tocantins, atraindo atenção de investimentos para a produção de energia solar. O Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) se destaca em todo país como referência na formação da rede de técnicos, na aplicação de tecnologias de baixa emissão de carbono e na aplicação de recursos e de tecnologias do programa. O desmatamento é outro ponto a se ressaltar já que o Tocantins ocupa a 8ª posição no ranking dos estados da Amazônia Legal que menos desmatou no período 2018/2019, reduzindo também o desmatamento no bioma cerrado em 10%.

    Under 2

    O Memorando de Entendimento (MoU) Under 2, é uma iniciativa de governos subnacionais que se comprometem a adotar metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).


    Por: Thuanny Vieira/Governo do Tocantins


    Imprimir