Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    05/12/2019

    Rota Global da FIETO finaliza atendimentos em parceria com a UFT

    Parceria entre as instituições beneficiou empresas interessadas em entrar no mercado internacional

    ©DIVULGAÇÃO
    Trinta empresas foram atendidas e acompanhadas em 2019 por meio do projeto Rota Global desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A finalização do atendimento, previsto até este mês pelo termo de cooperação assinado entre as instituições, ocorreu nesta quarta-feira, 04/12, na sede da Federação em Palmas.

    Por meio da parceria, foram desenvolvidas ações de identificação das empresas e indústrias do Tocantins com potencial para internacionalização e a capacitação técnica para possibilitar essa inserção na pauta de exportação. Para isso, a FIETO contou com a colaboração de alunos do curso de Relações Internacionais da UFT, conforme previsto no termo assinado no final de 2018 com vigência durante o ano de 2019.

    “A universidade tenta levar à sociedade, por meio deste projeto de extensão, os conhecimentos teóricos e técnicos que são produzidos e fazer isso em diálogo com as demandas dos empresários, explicando quais são os caminhos para a internacionalização e para posicionar seus produtos no mercado internacional”, explicou o coordenador do curso de Relações Internacionais da UFT de Porto Nacional, Rodolfo da Silva.

    Rede CIN

    Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras. O CIN da FIETO faz parte desta rede e uma das formas de atuação é a implementação de questionário padrão destinado a identificação do potencial de internacionalização de empresas em quatro dimensões – mercado, operação, gestão e estratégica por meio do projeto Rota Global. Feito o diagnóstico, é realizado um plano de internacionalização com vistas a aumentar a competitividade internacional de indústrias iniciantes em comércio exterior. O telefone para contato do CIN/TO é (63) 3229-5799.

    Por Amanda Mitaly e Priscila Cavalcante


    Imprimir