Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    16/01/2020

    MIRACEMA| Saúde Municipal entrega certificados à primeira turma do Curso de Primeiros Socorros

    ©DIVULGAÇÃO
    A Prefeitura de Miracema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta quinta-feira, 16, no gabinete do secretário de Saúde, Leal Júnior, com a presença do prefeito Saulo Milhomem, demais secretários e servidores do município, os certificados do Curso de Primeiros Socorros, oferecido pela gestão no segundo semestre de 2019.

    “Agradeço em nome da comunidade miracemense aos profissionais, interessados, que fazem a administração evoluir e que auxiliam a gestão no direcionamento e sucesso das ações realizadas.” Na ocasião o prefeito ainda informou que as reformas nas feiras da cidade alta e baixa, assim como a revitalização do Campo Bambuzão começarão nessa sexta-feira, 17. 

    Na oportunidade 30 certificados foram entregues aos profissionais que se reciclaram às novas práticas dos primeiros socorros. Para a técnica em Enfermagem, há 7 anos no município, Ana Claudia Camargo Nogueira, “participar deste curso foi uma grande oportunidade de aprendizado e me sinto grata por isso, parabéns a todos da gestão pela importante iniciativa”. 

    Opinião compartilhada pela técnica em Enfermagem, da UBS Joaquim Sardinha Neto, localizada no Assentamento Brejinho, Adelina Alves de Sousa, “trabalho na zona rural e fico feliz por ter tido a chance de participar de um curso tão bom e que nos possibilitou tanto conhecimento e inovação”.

    Segundo o secretário de saúde, Leal Júnior, o curso foi intenso e os profissionais estão preparados, “Os servidores ficaram satisfeitos e a gestão, atenta as necessidades dos funcionários e da comunidade, também. Portanto, o curso foi um sucesso. Ao qual, daremos sequência com a realização de mais dois cursos neste ano de 2020”.

    O curso

    O curso de primeiros socorros, promovido pela Prefeitura de Miracema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em pareceria com a QG Cursos, teve carga horária de 40h, aconteceu em 4 módulos, com teoria e prática repassada pelos socorristas Claudete Pereira do Nascimento e Mauro Maués, do Samu de Palmas, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas do município

    O curso e as simulações tiveram como objetivo qualificar os profissionais das equipes dos programas Saúde da Família (PSF), pois segundo a diretora da Atenção Primária, Antônia Ribeiro, “este profissional precisa ser capaz de atuar com criatividade e senso crítico, para dar resolutividade em qualquer situação que envolva as ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, entre elas a urgência e a emergência. Sendo de fundamental importância que as Unidades Básicas de Saúde estejam preparadas para realizar procedimentos referente ao primeiro atendimento, exigindo rápida intervenção”.




    Por: Juliana Carneiro


    Imprimir