Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    27/02/2020

    Número de homicídios no período de carnaval cresce no Tocantins

    Balanço da Polícia Militar apontou que entre os dias 21 a 25 de fevereiro foram registrados cinco assassinatos. No mesmo período do ano passado foram duas mortes. Outras ocorrências graves diminuíram.

    Polícia realizou operação no período de carnaval no Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Militar
    O balanço da operação realizada pela Polícia Militar (PM) no período de carnaval apontou que houve crescimento na quantidade de homicídios no estado. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro deste ano cinco pessoas foram assassinadas. Já no período de folia do ano passado foram registrados dois homicídios. Segundo a PM, houve redução de tentativas de homicídio, lesões corporais e violência contra a mulher.

    Apesar do aumento no número de mortes, outras ocorrências graves diminuíram e a PM considera o saldo positivo.

    O número de tentativas de homicídio durante a Operação Carnaval 2020 foi cerca de 30% menor. Neste ano foram oito casos contra 12 em 2019. Os casos de violência contra a mulher também diminuíram, sendo 46 denúncias neste ano, 23% a menos que ano passado. As lesões corporais reduziram 18%.

    Durante os cinco dias da ação a PM foi chamada para atender 685 ocorrências. Em 2019 foram 778 chamados. Ao todo, 33 pessoas foram presas e três armas de fogo e 10 armas brancas foram apreendidas. Também foram encontrados cerca de 5 kg de drogas em seis casos relacionados ao tráfico de entorpecentes.

    Neste período de carnaval, 2.786 veículos foram abordados e 43 foram apreendidos e removidos por algum tipo de irregularidade no trânsito. Também foram verificadas 792 infrações de trânsito e realizados 132 testes do bafômetro. 20 motoristas recusaram passar pelo exame.

    Apenas uma colisão sem vítima foi registrada pela PM neste período, na TO-080. A PM acredita que o baixo número tem relação com as ações de fiscalização nas rodovias estaduais.

    A ação mobilizou 1.636 policiais militares nos locais de evento em todo o Tocantins. Os PMs desenvolveram ações de policiamento a pé, em veículos e embarcações. Foram realizadas blitz, abordagens a pedestres e veículos, e policiamento através de videomonitoramento. Segundo a PM, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) esteve disponível durante o período do carnaval para atender as ocorrências policiais e de resgate.
    Policiais intensificaram fiscalizações no período de carnaval — Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Por G1 Tocantins


    Imprimir