Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/03/2020

    Casa de Apoio do Governo atendeu mais de 5 mil em 2020

    A instituição conta com custeio contínuo do Governo do Tocantins e também com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas

    Mais de cinco mil pessoas ficaram hospedadas na Casa de Apoio esse ano
    “Aqui não é só uma Casa de Apoio é uma casa de caridade”, com estas palavras o paciente Eurípedes Pimenta de Souza, 67 anos, que mora em Paraíso e está fazendo radioterapia para tratar um câncer de próstata, definiu o acolhimento dado pela Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em Palmas.

    Outro que está hospedado na instituição é Pedro Ferreira de Souza, que veio de Miracema e também está tratando de um câncer. “A gente se sente acolhido aqui, tem um lugar pra ficar, lanche, café da manhã e janta”, afirmou.
    Hóspede Edleuda Francisco ©Leandro Pinheiro
    E mais um paciente que está há três dias na Casa, iniciando uma quimioterapia é Edleuda Francisco Ribeiro, 52 anos, que reside em Tocantinópolis também falou do acolhimento dado pela instituição. “É muito bom porque a gente gasta com comida pela estrada, até chegar em Palmas. Aqui a gente não gasta nada, tem comida na hora certa, banho, lençóis de cama, produtos de higiene. Quando a gente chega aqui encontra muitas pessoas que dão apoio.O lugar é aconchegante, acolhedor. Os funcionários trata agente muito bem. Eu adoro ficar aqui”, disse. 

    A Casa de Apoio vera Lúcia Pagani, tem capacidade de atender, diariamente, 126 pessoas. Em 2019, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, atendeu 21.588 pessoas. Esse ano, somente entre os meses de janeiro e fevereiro, a Casa já realizou cinco mil atendimentos. No momento 80 pessoas estão hospedadas. 

    Ação voluntária

    A instituição conta com custeio contínuo do Governo do Tocantins e também com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas. Na tarde desta terça-feira, 03, mais voluntário trouxeram apoio e acolhimento com ações voluntárias para os hóspedes. A esposa do presidente da Assembleia Legislativa Antônio Andrade, Virgínia Andrade, é uma das voluntárias que sempre está presente, apoiando a Casa, e juntamente com o secretário da Setas, José Messias de Araújo, tomou um lanche da tarde junto com outros voluntários e com os hóspedes. 

    Hospedagem 

    Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, pessoas que moram no interior do Tocantins e até mesmo de outros Estados da Região e que utilizam os hospitais públicos de Palmas contam com uma atenção especial do Governo do Estado nesse momento em que mais precisam. Além da hospedagem, na Casa, recebem gratuitamente, três refeições diárias, além de apoio psicológico e espiritual.

    Estrutura

    A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.

    Endereço: 203 sul, AV LO-05, APM-01. Tel: 3218 2465. 
    Hóspede Eurípedes Pimenta ©Leandro Pinheiro
    Hóspede Pedro Ferreira da cidade de Miracema ©Leandro Pinheiro

    Por: Eliane Tenório


    Imprimir