Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    20/03/2020

    Semana da Água: BRK Ambiental dá dicas sobre o uso consciente da água


    A água é um recurso essencial para as mais variadas formas de vida que habitam a Terra. Por isso, na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, a BRK Ambiental listou alguns cuidados simples que contribuem com a preservação desse recurso tão precioso, desenvolvem o hábito de consumo consciente e ainda a economia no orçamento doméstico.

    Os cuidados começam com o uso da água no banheiro, local da casa onde se concentra o maior consumo. “Só o chuveiro é responsável por mais de 30% do volume de água usado mensalmente em uma casa. Outros 30% de consumo doméstico de água, em média, escorre pelas descargas, especialmente quando os vasos sanitários utilizam modelos de válvulas mais antigos”, destaca Beatriz Thayná, analista comercial da BRK Ambiental.

    Em um cenário como esse, atitudes simples podem gerar grandes mudanças no valor da sua conta. Reduzir em cinco minutos o seu tempo no banho, por exemplo, pode significar uma economia de 1.350 litros de água ao fim de um mês. No caso de uma família com quatro pessoas, a redução é ainda mais significativa.

    Outro jeito de reduzir gastos passa pela escolha da válvula de descarga. As descargas de acionamento duplo podem economizar até 75% de água, em uma comparação com as descargas comuns.

    Economia em toda a casa

    As outras áreas da casa também concentram focos de desperdício. Mudanças nos hábitos de lavar louças, regar plantas e usar a máquina de lavar ajudam a entrar de cabeça no consumo consciente e reduzir o valor da sua conta de água. Confira quatro dicas para começar já:

    1. Foco na cozinha

    Reduza a necessidade de água na hora de lavar louça. Antes de pegar a esponja, despeje no lixo todos os restos de alimentos que ainda estejam grudados em pratos e panelas. Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os utensílios.

    2. Máquina cheia

    135 litros de água são usados cada vez que você aciona uma máquina de lavar roupas com 5 quilos de capacidade. Aguarde para só usar o aparelho quando já tiver acumulado roupa suficiente para enchê-lo. Você também pode reservar a água que sobra da lavagem e reutilizá-la na limpeza da casa.

    3. Nada de mangueira

    A mangueira é uma das grandes vilãs do desperdício de água: 30 minutos de mangueira ligada representam a perda de 558 litros de água. O volume equivale ao necessário para 12 banhos de 5 minutos. É muito, né? Vassoura para a calçada, baldes para lavar o carro e regadores para as plantas são algumas alternativas contra o desperdício.

    4. Cuidado com o pinga-pinga

    Ao fechar uma torneira, certifique-se de que ela não está pingando. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao longo de um ano o "pinga-pinga" de uma torneira desperdiça pelo menos 16 mil litros de água limpa e tratada.

    ASSECOM


    Imprimir