Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    30/04/2020

    Secretário Tom Lyra trata da retomada da economia em videoconferência com secretários das regiões Sul e Sudeste

    Marcando o encerramento da primeira etapa de videoconferências, reunião virtual contou com a participação de 38 municípios

    Videoconferência realizada do gabinete da pasta contou com a participação de secretários municipais ©Flavio Cavalera
    A primeira etapa de uma série de videoconferências realizada pela secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) nas oito regiões econômica do Estado foi encerrada nesta quinta-feira, 30, com a participação de secretários do Sul e Sudeste. Além de levar orientação e informações sobre as medidas adotadas pelo governo estadual, o gestor da pasta, Tom Lyra, discutiu a retomada da economia, de acordo com o decreto 6.083 de 13 de abril de 2020 emitido pelo governador Mauro Carlesse.

    A videoconferência contou com a participação de secretários da área de desenvolvimento econômico de 38 municípios que compõe as duas regiões. Por quase duas horas, os gestores receberam informações e esclarecimentos sobre diversos assuntos, entre, eles, o impacto econômico da pandemia e o retorno das atividades não essenciais conforme recomendações do decreto do Executivo.

    Com 294.513 habitantes, de acordo com último censo do IBGE, as duas regiões respondem pela ocupação de cerca de 38.170 pessoas (Caged/ 2017), e concentra em torno de 5 mil pequenos negócios, além de aproximadamente 12 mil microempreendedores individuais.

    “Precisamos evitar um colapso financeiro no estado e ouvindo o Comitê de Crise da Covid-19, órgãos como Ministério Público, Tribunal de Justiça, o governador Mauro Carlesse emitiu o último decreto em que recomenda o retorno das atividades comerciais seguindo as medidas de prevenção e controle adotadas pelo Comitê”, esclareceu. 

    O secretário Tom Lyra alertou ainda que, de acordo com pesquisa realizada pelo setor de Inteligência de Mercado da pasta, as empresas, a partir de maio, não tem mais condições de manter as portas fechadas. “Cada município precisa acompanhar o cumprimento das medidas de prevenção neste retorno da economia para garantir a segurança dos seus moradores ”, acrescentou.

    A secretária de Meio Ambiente e Turismo de Almas, Raquel de Macedo informou que na cidade os comerciantes estão sendo orientados a trabalharem com o sistema de entrega ao cliente (delivery) e no funcionamento dos bares e lojas é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento das mesas. Para a secretária a videoconferência foi muito produtiva e relevante trazer informações relevantes. 

    “É muito bom a secretaria abrir as portas do seu gabinete, sem se importar com sigla partidária, isto próxima os municípios do governo, da pasta “, afirmou.

    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Domingo Tavares, as reuniões virtuais proporciona uma troca de conhecimento que ajuda no fortalecimento das ações neste momento de crise.

    Conduzida pelo próprio gestor da pasta, a reunião online foi intermediada pelo superintendente Márcio Ferreira e contou com a participação da da Agência de Fomento, além de técnicos da pasta. Na próxima semana, novas rodadas de reuniões virtuais serão realizadas abordando outros temas.

    Por: Fábia Lázaro


    Imprimir