Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    27/05/2020

    Educação apresenta ações das escolas agrícolas na Agrotins Digital e mobiliza estudantes para participarem da Feira Digital

    Programação oferece diversos espaços para participação dos estudantes com foco nas temáticas do agro

    ©Elias Oliveira
    Expondo as experiências exitosas das escolas agrícolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) mais uma vez está presente na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). Neste ano, a feira está sendo realizada no formato 100% digital e traz como tema “Cerrado Sustentável”. A Agrotins 2020 acontece de 27 a 29 de maio, na plataforma www.agrotins.to.gov.br.

    A Feira, esperada com a ansiedade pelos estudantes das escolas agrícolas, traz na programação diversas atividades das quais os educandos podem participar e aumentar os conhecimentos nas mais diversas áreas do agro. Por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs), a Seduc promoveu uma grande mobilização para garantir a participação dos alunos na Agrotins Digital.

    No espaço “Campo do Conhecimento”, os visitantes poderão ter acesso a eventos como workshops, dias de campo, palestras e uma biblioteca inteiramente digital. Na aba “Programação ao Vivo”, acontecem eventos diversos como cursos, rodas de conversas, lives, webinar, dentre outras atividades, que abordarão assuntos ligados à cadeia produtiva do agro, que engloba os segmentos dos grandes e pequenos produtores, além da agricultura familiar.

    A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destaca a relevância da programação para os estudantes da rede estadual. “Os alunos das nossas escolas agrícolas podem aproveitar todos esses espaços oferecidos para adquirir novos conhecimentos, ter acesso a pesquisas e estudos recentes nas mais diversas áreas, além de participar das palestras e eventos oferecidos pela Feira. Os visitantes também encontram, no pavilhão institucional da Seduc, a exposição das ações e atividades desenvolvidas pelas nossas escolas”, frisou a gestora.

    Escolas Agropecuárias

    As escolas agrícolas da rede estadual de ensino oportunizam a formação profissional de jovens estudantes da zona rural, formando profissionais de nível médio na área da agricultura, pecuária e diversas atividades de produção e gestão do agronegócio. 

    São 10 unidades escolares que ofertam cursos técnicos que atendem à demanda do setor agrícola do Tocantins, com mais de 1277 estudantes matriculados em cursos da área multidisciplinar das Ciências Agrárias. Agropecuária, Agroecologia, Agronegócio, Agroindústria e Zootecnia, são alguns dos cursos ofertados na rede estadual. 

    As escolas agrícolas estaduais estão localizadas em Almas, Arraias, Araguaçu, Esperantina, Colinas do Tocantins, Itacajá, Natividade, Monte do Carmo, Porto Nacional e São Salvador.

    Por: Núbia Daiana Mota


    Imprimir