Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    06/05/2020

    Governo do Tocantins esclarece medidas de enfrentamento da Covid-19 durante reunião na Assembleia Legislativa

    Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde foi realizada na tarde desta terça-feira,05. 

    Audiência aconteceu na tarde da terça-feira, 05 ©André Araújo
    Na tarde desta terça-feira, 05, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde sobre os investimentos realizados no combate à Covid-19 pelo Governo do Tocantins. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, foi convidado para participar e responder questionamentos dos deputados sobre as medidas realizadas pela Pasta no combate à pandemia.
    Edgar Tollini explicou as próximas ações da gestão estadual no combate à doença ©André Araújo
    Durante a reunião, o secretário da SES ressaltou que não há ausência de EPIs para os profissionais de Saúde, especialmente os que tem trabalhado diretamente no combate à Covid-19. Também esclareceu que os testes para Covid-19 são realizados de acordo com avaliação médica, explicando que “os testes só são feitos com autorização do médico, após avaliação”.

    Hospitais de campanha

    O secretário explicou que a pasta está trabalhando e também aguardando execução das emendas para a instalação dos hospitais de campanha. “Estamos nos empenhando para implantá-los, pois esses hospitais custam caro e sabemos que, para a instalação, é preciso que os recursos venham de emendas, do tesouro e do Ministério da Saúde, senão não teremos como executar”.

    “Hoje está sendo mapeada a expansão da assistência em Araguaína, a minha equipe não está parada, estamos avançando em Gurupi também”, esclareceu o titular da SES em relação à ampliação da oferta de leitos no enfrentamento. Tollini ainda esclareceu que o crescimento está dentro do esperado e os números atingidos no início do mês estavam próximos da previsão encaminhada à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

    Teste aos caminhoneiros

    O gestor esclareceu que o Governo busca implantar barreiras sanitárias nos postos da Polícia Federal (PF), nas divisas do Estado, aplicando questionários aos caminhoneiros e testes. O secretário explicou que as barreiras atuarão com medidas de aconselhamento, que serão opcionais. Edgar também ressaltou que o Governo do Tocantins irá promover ações simultâneas com testes rápidos em caminhoneiros nas divisas do Estado, a ação será realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e secretarias municipais de Saúde, com a SES e deve testar até 360 caminhoneiros em 03 dias em Araguaína, Colinas e Gurupi.

    Deputados

    Durante a sessão, os deputados puderam esclarecer os questionamentos relacionados às medidas de enfrentamento à Covid-19 e reconheceram as ações da Secretaria durante a pandemia.

    O deputado estadual Olynto Neto parabenizou a gestão da SES pelo trabalho desenvolvido e sugeriu a valorização dos servidores da Saúde que estão trabalhando diretamente no enfrentamento à Covid-19, por meio de gratificação ou reconhecimento. “Esses servidores merecem um reconhecimento diferenciado, eles estão trabalhando, expostos, mas estão à disposição, cumprindo sua função, e lutando, defendendo o nosso Estado”, disse.

    Estavam presentes Valderez, deputada que presidiu a sessão, e os deputados Cláudia Lélis, Luana Ribeiro, Zé Roberto Lula, Amélio Cayres, Júnior Geo, Wanda Monteiro, Elenil da Penha, entre outros.


    Por: Erlene Miranda


    Imprimir