Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    08/05/2020

    Governo do Tocantins realiza sorteio para entrega das primeiras unidades habitacionais do Jardim Taquari

    Sorteio para entrega das moradias às 41 famílias prioritárias ocorre nesta segunda, 11

    Unidades Habitacionais começam a ser entregues nesta segunda-feira, 11 ©Thiago Sá
    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), irá realizar o sorteio dos endereços de 41 unidades habitacionais do Jardim Taquari, na região sul de Palmas, nesta segunda-feira, 11, às 8 horas. O sorteio será realizado no anexo do órgão, na Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, localizada na Praça dos Girassóis.

    Nessa primeira etapa da entrega, receberão os imóveis as famílias selecionadas do cadastro do programa consideradas prioritárias. Os critérios usados para o enquadramento no grupo prioritário estão definidos em legislação estadual e incluem famílias em situação de vulnerabilidade; chefiadas por mulher; ou que morem em área de risco; que possuam pessoa idosa ou que tenha sido vítima de violência doméstica.

    “Esse é um momento especial para o Governo do Tocantins, pois entendemos a importância de ampliar o acesso à moradia, especialmente para as famílias que mais precisam. E essas 41 casas representam sonhos que se tornam realidade e nós estamos contribuindo para isso”, destaca a secretária de Estado da Infraestrutura, Juliana Passarin.

    Medidas sanitárias

    Como forma de atender às medidas de isolamentos e distanciamento social adotadas pelo Governo do Estado, no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, foram tomados alguns cuidados para evitar aglomerações e garantir a segurança das famílias e dos técnicos da pasta, durante a realização do evento.

    Duas tendas montadas no pátio da superintendência permitirão que o sorteio seja realizado num espaço amplo e arejado. No local, as cadeiras ficarão dispostas mantendo a distância de dois metros uma da outra. E ainda será feita a aferição da temperatura corporal e serão entregues máscaras, luvas e álcool em gel aos participantes.

    A realização do sorteio se dará de forma fracionada, ou seja, as famílias foram divididas em cinco grupos, e cada grupo, agendado em um horário específico, iniciando às 8 horas, para acompanhar o sorteio presencialmente.

    Neste cenário de pandemia, estratégias de prevenção e proteção à saúde também passam pelo acesso à moradia. E entre os membros das famílias beneficiadas estão pessoas dos grupos de risco, como idosos. "A entrega das casas dará, às famílias, condições de manterem o isolamento exigido", ressaltou a secretária.

    Moradias

    A previsão é de que a entrega das 183 moradias de interesse social que estão sendo concluídas no Jardim Taquari seja realizada em quatro etapas. As famílias beneficiadas receberão as moradias sem nenhum custo.

    A obra faz parte dos Projetos Prioritários de Investimentos - Intervenção em Favela (PPI- Favela), do Governo Federal, com investimento da ordem de R$ 4,3 milhões e contrapartida do Governo Estadual. As casas têm dois dormitórios, sala de estar e de jantar integradas, cozinha, banheiro e área de serviço externa. A empresa responsável pela construção das moradias é a Só Terra Construções e Projetos Ltda.

    Por: Daniela Oliveira


    Imprimir