Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    04/05/2020

    Moradores poderão enviar fotos para denunciar falta do uso de máscaras em Palmas

    Cínthia Ribeiro informou que haverá uma área no site da prefeitura para que as denúncias possam ser realizadas. Ela pediu a colaboração dos moradores na fiscalização.

    Prefeita de Palmas fala sobre enfrentamento ao coronavírus ©Reprodução/TV Anhanguera
    A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) informou que a fiscalização do decreto a respeito do uso das máscaras em Palmas começa nesta segunda-feira (4) e que os próprios moradores poderão fazer denúncias do descumprimento. Ela disse ainda que a partir desta terça-feira (5) haverá uma área no site da prefeitura em que poderão ser enviadas fotos acompanhando as denúncias.

    "Logicamente nós esperamos que a responsabilidade social seja maior e que nós não precisemos aumentar a fiscalização a tal ponto de chegar a multar um cidadão. A responsabilidade social fala mais alto, mas se nós não tivermos essas penalidades parte da população adere e outra parte nem tanto.", disse ela.

    Inicialmente, a Vigilância Sanitária, fiscais de postura e a Guarda Metropolitana vão fiscalizar o uso das máscaras. Ela disse ainda que a Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros podem ajudar na fiscalização, mas não vão aplicar multas.

    "A aplicação a multa é exclusiva pelo poder executivo municipal, mas pode fiscalizar. Tanto a Polícia Civil, os Bombeiros, a PM podem e devem nos ajudar no reforço a essas orientações, essas medidas. Lembrando que condução coercitiva é um outro estágio. Nós esperamos que com o clamor social e esse cuidado de amor, Palmas não seja um exemplo negativo no que diz respeito a isso".

    "A nossa ideia é de que a primeira abordagem aconteça da forma a orientar, de forma educativa e que em um segundo momento a pessoa é obrigada a apresentar ao fiscal um documento de identidade, de identificação e nós do município temos o controle pelo CPF de todos os nossos munícipes. Nós esperamos não chegar a esse ponto, que as pessoas por meio do formato educativo e de responsabilidade social entendam a necessidade desse gesto de amor que é usar máscara."

    Enquanto a área no site da prefeitura para envio de fotos não começa a funcionar, as pessoas podem denunciar no 153.

    "O 153 está funcionando em uma escala, uma proporção muito maior do nós tínhamos há 20, 30 dias. O que demonstra que as pessoas não estão aderindo à responsabilidade social que precisam ter com que de fato precisam ter com a comunidade, com o cidadão e a própria cidade".

    Cinthia Ribeiro disse ainda que as multas, caso sejam emitidas, vão chegar como todos os outros tributos no endereço de cada cidadão, de acordo com o cadastro no município. Informou ainda que a prefeitura deve entregar ao longo da semana 150 mil máscaras para famílias carentes, junto com kits alimentação.

    A prefeita disse ainda que o ideal é que as máscaras sejam usadas mesmo dentro dos carros e motos, principalmente quanto houver mais de uma pessoa dentro do veículo. Ela lembrou ainda que quem estiver sozinho e optar por não usar a máscara durante o trajeto deve colocar a proteção assim que for descer.

    Fonte: G1
    Por: TV Anhanguera


    Imprimir