Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    04/05/2020

    Tocantins tem saldo positivo em abertura de empresas

    Estado registrou aumento no número de abertura de empresas no primeiro trimestre deste ano

    Jucetins registra aumento de abertura de empresas em 2020 na comparação com 2019 ©Tharson Lopes
    Mesmo em meio a uma pandemia que levou o Governo a adotar medidas sérias de isolamento social, o Tocantins registrou aumento de abertura de empresas no primeiro trimestre se comparado ao mesmo período de 2019.

    Os dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) mostram que, nos três primeiros meses de 2020, foram abertas 5.196 novas empresas, enquanto em 2019 houve abertura de 5.156.

    O Tocantins também registrou uma redução no número de fechamento de empresas neste ano, em comparação ao início de 2019. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado, fecharam 1.902 empresas; em 2020, foram fechadas 1.686.

    Inovação 

    Para a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, essas informações comprovam que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a política econômica do Governo possibilita um ambiente mais favorável para as empresas. 
    A presidente da Jucetins, Thais Coelho, explicou que a tecnologia é aliada do empresário e isso facilita abertura de empresas ©Philipe Ramos
    “O governador Mauro Carlesse autorizou a adoção de medidas mais modernas para que a tecnologia seja aliada do empresário. Hoje, uma empresa pode ser aberta em poucos minutos pela internet. Há uma modalidade em que o registro é automático e o processo é acelerado para que o empresário já tenha o seu CNPJ em minutos”, explica Thaís Coelho.

    “Facilidade, desburocratização e agilidade são metas que buscamos com rigor e afinco”, reforça a presidente da Jucetins.

    O analista em tecnologia da Informação da Jucetins, Helivan Lopes, que acompanha e monitora os dados, ressalta a inovação como forma de superação ao momento que o mundo atravessa. 

    "Estamos acompanhando os dados periodicamente para ajudar na tomada de decisões, tanto da Jucetins como do Governo. "Sempre nos empenhamos para simplificar os procedimentos e principalmente neste período de pandemia estamos inovando para manter o atendimento e facilitar os processos empresariais, ajudando a manter o desenvolvimento do Tocantins", pontua Helivan Lopes.

    Segmentos de empresas 

    A Jucetins divulgou as 10 atividades empresariais mais abertas no primeiro trimestre de 2020. Em primeiro lugar, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; em segundo, o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias, armazéns; e em terceiro, promoção de vendas.

    Na sequência, pela ordem, vêm os segmentos de obras de alvenaria, cabeleireiros, manicure e pedicure, lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, restaurantes e similares, comércio varejista de bebidas, serviços ambulantes de alimentação e instalação e manutenção elétrica. 

    Municípios que mais abriram empresas 

    Nos primeiros três meses de 2020, os 10 municípios do Estado que mais abriram empresas foram: Palmas, com 8.443 empresas abertas; Araguaína, com 2.713 empresas; Gurupi, com 1.668; Porto Nacional registrou 1.116 aberturas; Paraíso com a abertura de 813 empresas; Colinas, com 547; Guaraí, com 383; Dianópolis com 303 empresas abertas; Araguatins, com a abertura de 262 empresas; e Miracema, com 253 empresas abertas.

    Por: Philipe Ramos

    Imprimir