Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    12/06/2020

    ARAGUAÍNA| Zona Rural do Município recebe iluminação em LED

    Povoado Caracol foi o primeiro atendido pelo projeto que contempla todas as localidades rurais araguainenses. Modernização da iluminação pública será concluída até o final deste mês.

    O povoado Caracol, onde vivem 25 famílias, teve as condições de iluminação totalmente modificadas. Todos os demais povoados e assentamentos araguainenses serão atendidos até o dia 20 ©Marcos Sandes
    A Prefeitura de Araguaína vem investindo em iluminação pública como instrumento essencial para garantir a segurança e bem-estar dos moradores. O processo de troca das luminárias incandescentes por lâmpadas de LED em toda a cidade já está 70% executado, com previsão de conclusão ainda neste mês.

    Nesta semana, a novidade começou a chegar também na zona rural. O povoado Caracol, a 45 quilômetros da zona urbana, foi a primeira localidade atendida e teve as condições de iluminação totalmente modificadas, melhorando a vida de 25 famílias.

    “Efetuamos a instalação de 24 luminárias em LED, das quais 14 eram existentes e 10 foram acrescentadas. Restauramos 100% da iluminação pública no local”, comentou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira.

    O projeto contempla todos os povoados e assentamentos da zona rural de Araguaína como Garimpinho, Pilões, Água Amarela, Projeto Alegre, Inhumas, entre outros, com um número estimado de 450 pontos a serem trocados. Os trabalhos seguem pelos próximos dias, com previsão de conclusão até o dia 20.

    Qualidade e economia

    Iniciado em outubro de 2019, o projeto já viabilizou a melhoria na iluminação de quase toda a cidade. A iluminação em LED proporciona até 30% mais luminosidade, além de uma economia de até 70% de energia e diminuição dos custos de manutenção.

    A modernização está sendo feita com recursos da própria contribuição de iluminação pública, sem que seja necessário o aumento de tarifa para o contribuinte. “Em cerca de cinco anos o investimento feito estará pago pela própria economia dos gastos com a iluminação”, acrescentou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura.
    Iniciado em outubro de 2019, o projeto já viabilizou a melhoria na iluminação de 70% da cidade e será concluído até o final deste mês

    Por: Mara Santos


    Imprimir