Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    22/06/2020

    CAPITAL| Prefeitura entrega nova estrutura da Unidade de Saúde da Família em Taquaruçu

    Centro de Saúde da Comunidade é inaugurado com a presença da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o secretário da Saúde, Daniel Borini

    ©Edu Fortes
    Com a proposta de levar mais agilidade e eficiência para os moradores, a Prefeitura de Palmas inaugurou nesta segunda-feira, 22, a nova estrutura da Unidade de Saúde da Família (USF) de Taquaruçu Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu.

    O novo prédio entregue possui 389 m² de área construída e funcionará com todos os serviços da atenção primária que envolvem atendimento médico, odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, além de observação e acolhimento. Também, durante este período de pandemia, o lugar terá o atendimento necessário como nas outras unidades de saúde da família de Palmas, com uma sala específica para isolamento dos suspeitos da doença.

    O USF funcionará de segunda a sexta-feira, com médico durante o dia. No período noturno e nos finais de semana, a população terá atendimentos de enfermagem. O local será aberto à população 24 horas.

    A unidade possui duas equipes de saúde da família com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes de saúde.

    A obra do novo bloco teve duração de 258 dias, com um investimento de R$ 938.379,82. Já com a reforma, o valor total, no antigo prédio onde funcionava a USF, serão gastos R$ 1.512.000,00. O montante é proveniente também de emendas parlamentares do deputado federal Carlos Gaguim e vereadores Major Negreiros e Marilon Barbosa.

    A próxima etapa da obra é a reforma do prédio antigo, com 479 m² de área. Após a conclusão, a estrutura atenderá toda a parte técnica e logística da unidade, contará com sala para farmácia, espaço para ambulância, quarto para repouso, sala de agentes de saúde, administração, sala de esterilização, almoxarifado e um espaço multiuso amplo que permitirá a realização de eventos de promoção e educação em saúde.
    ©Edu Fortes
    A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, afirmou que o bom trabalho de uma gestão é realizado em conjunto com diversas forças políticas. “Podemos divergir em uma série de aspectos, mas quando conseguimos colocar o bem comum, que é a população, nós governamos com sucesso", destacou acrescentando ainda: "Essa obra vem para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da saúde que atuam na unidade e também para quitar uma dívida histórica que o município de Palmas tinha com a população de Taquaruçu e região".

    A prefeita ainda lembrou do momento difícil que todo País atravessa devido à pandemia da Covid-19. “Não imaginávamos passar por um momento como esse agora. É uma crise sanitária. Mas vamos atravessar isso com muita fé e trabalho”.

    O secretário municipal da Saúde, Daniel Borini, agradeceu as emendas parlamentares e disse que até o final do ano outras obras na área da saúde serão entregues na Capital. Uma delas, será a reforma do antigo prédio onde funcionava a USF. Essa deve ser entregue nos próximos dois meses. “Quero também agradecer aos servidores que não mediram esforços para entregar a unidade. Estamos trabalhando pra dar uma saúde de maior qualidade para nossa população. O que queremos é oferecer um atendimento mais digno e humano para os moradores de Taquaruçu e região”.

    População

    O aposentado Manoel da Silva Linhares, 73 anos, acredita que o atendimento é essencial para a população e aposta que por meio dessa nova estrutura, a USF proporcionará melhores condições aos moradores do Distrito. “Eu tenho acompanhado o trabalho da prefeita de perto e sei que existe um excelente empenho da gestão para ajudar nossa população aqui de Taquaruçu”.

    O ambulante Erotides Costa Rodrigues, 63 anos, conta que morou a vida inteira no Distrito e para ele ver a inauguração de uma novo Unidade de Saúde no lugar, significa dignidade para os moradores. “Acredito que essa nova estrutura vai melhorar o atendimento sem precisar se dirigir para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.



    SECOM


    Imprimir