Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    08/06/2020

    Comércio reabre em Palmas e Araguaína nesta segunda-feira (8)

    Na capital a prefeitura cancelou o retorno para os parques, praias e praças. As duas são as cidades mais afetadas pela pandemia no Tocantins. 

    Comércio de Palmas reabre nesta segunda-feira, 8 de junho ©Edu Fortes/Prefeitura de Palmas
    Palmas e Araguaína, as maiores cidades do Tocantins, reabrem o comércio a partir desta segunda-feira (8). Os municípios anunciaram a decisão no começo do mês após semanas de pressão por parte de empresários e comerciantes. Para justificar a flexibilização, as duas cidades citam o índice de ocupação hospitalar com pacientes da Covid-19 e afirmam que o sistema de saúde tem conseguido atender aos casos graves.

    Os municípios são os que mais concentram casos do novo coronavírus no Tocantins. Araguaína aparece na liderança, com 2.347 casos e 23 mortes. A capital tem 793 casos confirmados e oito óbitos pela doença.

    Para tentar prevenir a propagação da doença, foram estabelecidas algumas regras nas duas cidade.

    Em Palmas, os trabalhadores que andam de ônibus devem trocar de roupa, já que passa a ser proibido trabalhar com as mesmas peças usadas dentro do veículo. Agora também é necessário alternar o início e fim da jornada de trabalho nos estabelecimentos em até três horários para evitar que os ônibus fiquem lotados.

    Nos bares, restaurantes e lanchonetes, os garçons não podem servir o prato ou copo do cliente e o produto pedido deve ser deixado na mesa. Além disso, as mesas devem ter no mínimo dois metros de distância e é proibido dançar nos estabelecimentos.

    Já em Araguaína, dentro dos estabelecimentos comerciais pode haver apenas uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Para reabrir, o comerciante terá que assinar um termo de responsabilidade compartilhada e inscrever um em cada dez colaboradores em curso on-line a ser oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde.

    A Prefeitura criou três faixas de horário para o funcionamento dos serviços. Salões de beleza, barbearias e esmalterias é permitida a permanência em espera de apenas um cliente, e com dois metros de distância entre cadeiras de atendimento.

    Na capital, houve ainda mudanças de última hora. No sábado (6) a prefeitura informou que decidiu cancelar o retorno das atividades em parques, praias e praças após receber novas recomendações. Entre as mudanças está a proposta de trocar a areia das praias e instalar bebedouros com torneiras automáticas em parques.
    Prefeitura de Araguaína determinou reabertura de comércio ©Reprodução/TV Anhanguera

    Por G1 Tocantins


    Imprimir