Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    22/06/2020

    Conselho Municipal de Educação de Guaraí aprova proposta pedagógica para retomada das aulas não presenciais no município

    ©DIVULGAÇÃO
    O Conselho Municipal de Educação (CME-Guaraí) aprovou a proposta pedagógica para retomada das aulas na rede municipal, com previsão de início para o próximo mês, no dia 1º de julho. O plano pedagógico é em formato não presencial e visa amplamente apoio às famílias sem acesso à internet.

    Por meio da Resolução nº 005/2020, o CME-Guaraí oficializou a aprovação. “A Secretaria Municipal da Educação realizou levantamento socioeconômico, a fim de estruturar esta proposta educacional. Será implementada diversas ações, envolvendo a gestão municipal, comunidade escolar e membros da sociedade a respeito das tomadas de decisão no sentido de evitar aglomerações, bem como assegurar as ações durante a pandemia e no pós-pandemia”, diz o ofício nº 057/2020, do CME Guaraí.

    Plataforma Digital

    No Programa Café com a Prefeita, do último sábado, 20, pela Rádio Ativa 87,9 FM, a prefeita Lires Ferneda e o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes, lançaram a Plataforma Digital que será usada para a retomada das aulas não presenciais no município. Os técnicos da Prefeitura de Guaraí estão testando a nova plataforma e um novo portal de acesso está em fase final de elaboração para melhor entendimento. Vamos começar a produzir vídeos explicativos para orientações aos pais de como acessar o sistema", explicou o gestor da pasta da Educação.

    Plano pedagógico

    O plano de retomada das aulas não presenciais foi pensado criteriosamente para os alunos da zona rural. Os veículos da Secretaria da Educação estarão levando até as casas dos alunos, das escolas rurais, as atividades pedagógicas.

    Para os alunos das escolas urbanas, caso não possuam acesso à internet, as escolas vão disponibilizar um calendário para os pais buscarem as atividades nas unidades educacionais.

    No geral, as escolas estarão disponibilizando atividades impressas para todos os alunos da Rede Municipal da Educação.

    Salas de apoio virtual

    Na zona rural, o material de apoio estará disponibilizado em uma plataforma digital. As famílias que não possuem acesso à internet, a escola disponibilizará computadores, em uma sala da unidade educacional, e os pais contarão com o apoio dos tutores. Tudo será realizado com agendamento prévio e medidas de segurança para higienização da sala de acesso à internet.

    Grupos de WhatsApp para cada turma de alunos

    Os pais poderão entrar em contato com os professores, colocar suas dúvidas e os educadores produzirão vídeos explicativos para publicação nos grupos de pais.

    Minicurso: Formação em práticas de ensino não presenciais

    Os professores da rede municipal da educação de Guaraí participaram de uma formação em práticas de ensino não presenciais. A iniciativa visa apoio ao projeto de retomada das aulas e visa o conhecimento, preparação e elaboração de atividades remotas para oferta do ensino e aprendizagem via recursos de mídia.

    Foram ministradas domínio de ferramentas necessárias para aulas digitais.


    ASSECOM


    Imprimir