Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    04/06/2020

    Ibope começa segunda fase de pesquisa sobre Covid-19 em cidades do Tocantins nesta quinta (4)

    Visitas serão em Palmas, Gurupi e Araguaína. Moradores devem responder questionários e passar por testes rápidos.


    Pesquisadores do Ibope começam nesta quinta-feira (4) a segunda fase da pesquisa para mapear a evolução do coronavírus no Tocantins e em todo o país. A primeira fase foi há 14 dias e agora os pesquisadores visitam outros bairros das cidades em que o trabalho é feito para ampliar a amostragem, aplicar questionários e fazer testes rápidos.

    Em Palmas, devem ser visitados 250 moradores em 25 bairros. Esta etapa vai percorrer as regiões Norte e Sul da Capital e termina no dia 6 de junho. O mesmo número de pessoas deve ser entrevistado em Gurupi e Araguaína, em todas as regiões das duas cidades.

    Os pesquisadores usam máscaras e equipamentos de proteção individual e são acompanhados por equipes de saúde. Caso algum morador teste positivo os profissionais vão avaliar se é necessário socorro médico ou se a pessoa pode ficar em isolamento domiciliar e fazer as orientações. Na primeira etapa não houve testes positivos.

    Após o fim da segunda fase, os resultados serão coletados e analisados pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que é parceira do Ministério da Saúde na pesquisa. O morador que receber o pesquisador deve assinar um termo de consentimento de participação da pesquisa, em seguida será aplicado o teste rápido para o coronavírus e também precisará responder um breve questionário.

    Por G1 Tocantins


    Imprimir