Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    06/06/2020

    PORTO NACIONAL| Profissionais da saúde do Município recebem capacitação em ventilação mecânica

    HCOR de São Paulo capacita profissionais da saúde de Porto Nacional ©Dornil Sobrinho
    Uma equipe de servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional participaram do Curso Básico de Manejo de Ventilador Mecânico em pacientes com Covid-19, promovido pelo Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo. O Município foi contemplado através da articulação da secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, e contou com a presença de enfermeiros e médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Nacional e da Unidade Mista de Saúde de Luzimangues. O encontro aconteceu nessa quinta-feira, 04 de junho, na Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Palmas, com a carga horária de 8 horas ( das 8 às 12h e das 14h às 18h).

    Sobre o curso

    O objetivo foi capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais unidades hospitalares de saúde para o uso de ventiladores mecânicos e no suporte ventilatório nos pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus (Covid-19), desenvolvido pelo HCOR, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

    De acordo com o coordenador de Qualificação do HCOR, Antônio Cláudio de Oliveira, "a finalidade principal foi qualificar os profissionais que estão na linha de frente, principalmente os que atuam nas UPA’s, no atendimento aos pacientes graves que precisam de oxigenoterapia, serem entubados e mantidos dentro dos parâmetros de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", pontuou, Oliveira.
    ©Dornil Sobrinho
    A coordenadora-geral da UPA de Porto Nacional, Selma Bonfim Pereira de Araújo, disse que “a qualificação foi de suma importância para que possamos repassar para a população, mais segurança nas ações desempenhadas em nossa unidade. Participaram dessa iniciativa uma equipe de cinco profissionais, incluindo médicos e enfermeiros”, destacou.
    Profissionais sendo preparados ainda mais para atender pacientes com Covid-19 ©Dornil Sobrinho


    Por: Willian Luz


    Imprimir