Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    13/07/2020

    GUARAÍ| Plano de retomada das aulas não presenciais na Rede Municipal de Educação é indicado para representar o Tocantins em estudo nacional

    ©DIVULGAÇÃO
    Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período”, afirmou a titular da pasta.

    A Rede Municipal de Educação de Guaraí foi indicada para representar o Estado do Tocantins, em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE - IRB) pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

    De acordo com a Seduc-TO, a equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período. Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A indicação de Guaraí representa o reconhecimento ao trabalho responsável que os municípios do Estado têm realizado, pensando na educação e no que ela representa para o desenvolvimento social do Tocantins neste período de pandemia”, justificou a titular da pasta estadual.
    ©DIVULGAÇÃO
    Para a prefeita Lires Ferneda, a indicação do Município de Guaraí, representando o Estado do Tocantins representa a reinvenção da Educação em um momento de fatos adversos e inimagináveis. “Guaraí determinou-se a sempre pensar e agir positivamente diante de pessoas e situações difíceis. A equipe educacional, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino, tomou consciência da nova realidade, em se tratando dos perigos da pandemia, e vislumbrou um novo horizonte possível”, pontuou.

    Em consequência disso, reforça Lires Ferneda: “A Educação de Guaraí realizou pesquisa sociocultural, visando ao levantamento de dados em relação ao acesso à tecnologia como, por exemplo, à internet, pelas famílias dos alunos; elaborou uma nova proposta de ensino de forma remota; capacitou professores para novas metodologias, como aulas por meio de vídeos, e o relacionamento com os alunos e suas famílias, à distância, via redes sociais, principalmente, WhatsApp; criou a Plataforma Digital; elaborou tarefas impressas; organizou um cronograma de distribuição e recebimento das tarefas, mantendo as medidas preventivas à disseminação do coronavírus”, pontuou a prefeita de Guaraí.

    Iniciativas do Tocantins para a educação são destaque em pesquisa nacional dos Tribunais de Contas

    O levantamento nacional mapeou as ações de 249 Secretarias de Educação (232 municipais e 17 estaduais) de 23 Estados de todas as regiões do País. O Tocantins foi escolhido como referência nacional, tendo participado do evento virtual de apresentação dos resultados dos estudos, realizado no dia 19 de junho.

    O estudo nacional foi realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

    “Uma experiência desafiadora e de resultados impactantes. Todos sentiram a capacidade de escolher novos rumos, novas aprendizagens, novos jeitos de ensinar e aprender. O respeito indispensável à presença e à distância. O sentimento de saudades da rotina, mas a coragem de enfrentar o desconhecido. Além do medo, da passividade, a ação. A busca no interior de si mesmo a resposta e a saída do caos. Guaraí teve a força para fazer, na Educação, um caminho melhor para a sociedade”, comemorou Lires Ferneda.




    ASSECOM

    Imprimir