Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/07/2020

    Policiais Civis participam na próxima semana de capacitação sobre Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes

    O objetivo é capacitar os participantes sobre o protocolo de atendimento e escuta para coleta de depoimentos especiais

    ©DIVULGAÇÃO
    Policiais civis do Tocantins que atuam nas Delegacias Especializadas voltadas para a temática de proteção à criança e adolescente participarão entre os dias seis e 10 de julho de uma capacitação online sobre Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes. O evento é promovido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por meio da Delegacia Especializada na Proteção de Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.

    O objetivo é capacitar os participantes sobre o protocolo de atendimento para coleta de depoimentos especiais para crianças e adolescentes e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. “Essa capacitação vem pra qualificar os policiais para colherem essas entrevistas. É um dos projetos da parte de implementação das salas de depoimentos especial que já existe nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMs) e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMVs). É um momento muito esperado por todos os policiais que trabalham na área” destacou a Delegada titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Ana Carolina Coelho Marinho Braga.

    Programação

    As palestras da capacitação sobre o Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes que foram organizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal em Parceria com a Universidade de Brasília e serão ministradas por profissionais que atuam na temática de proteção à criança e adolescente do Distrito Federal.

    As palestras acontecerão no período matutino e contemplarão os seguintes temas: O Depoimento Especial e sua repercussão na atuação policial: aspectos legais. Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescente: construção; Aspectos do Desenvolvimento humano aplicados ao Depoimento Especial; Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: aspectos relacionados a investigação (local de crime, o antes, durante e depois); Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: apresentação (fases de 1 a 5); Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes – apresentação (fases 6 a 8); Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes – apresentação (linkando fases, alienação parental e retratação); Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: Exercício (formulando questões); Protocolo de Polícia Judiciária para Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes - Prática 1 em exercícios simulados com estudo de casos.

    Por: Camilla Negre


    Imprimir