Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    03/07/2020

    TCE/TO vistoria obra do novo Quartel do Corpo de Bombeiros

    Equipe da Caeng usou o drone para realizar o aerolevantamento para as coordenadas geográficas

    Servidores do TCE/TO usaram o drone para fazer o aerolevantamento da área que abrigará o novo Quartel do Corpo de Bombeiros, em Palmas ©DIVULGAÇÃO 
    Dando sequência aos trabalhos de fiscalização dentro do planejamento estratégico do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), uma equipe da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e serviços de Engenharia (Caeng), realizou na manhã desta sexta-feira, 3, o aerolevantamento com o drone na nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), que está sendo construída em Palmas.

    De acordo com o coordenador da Caeng, Thiago Dias de Araújo, foram demarcados os pontos de controle topográficos para o processamento das imagens. “Tais pontos de controle são utilizados para a correção das coordenadas geográficas, assim como a retificação da altitude geométrica”, explicou o coordenador.
    ©DIVULGAÇÃO
    Os engenheiros trabalharam com imagens coletadas por drone fazendo um levantamento simultâneo do desenvolvimento da obra que está sendo feita numa área de 43.750 metros quadrado, sendo que o prédio terá 3.557.79 metros quadrados, de acordo com o projeto. A obra foi contratada pelo valor de R$ 10.262.557,67. No dia 29 de abril a equipe da Caeng esteve no local coletando os primeiros dados.

    Ainda segundo Thiago, com o drone, foi feito também o aerolevantamento para calcular o volume de aterro que já executado na obra até o momento. “Posteriormente, será feito o processamento das imagens no programa Agisoft Metashape, onde será gerado um modelo 3D da terraplanagem, sendo possível calcular os volumes requeridos e confrontar com as medições realizadas”, destacou.

    O trabalho foi realizado pelos servidores do TCE/TO Thiago Dias, coordenador da Caeng, João Paulo de Aguiar da Silveira, Rômulo Aguiar Sousa e Daniel Prudente Junqueira, e contou com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas, por meio do servidor Jonathas Pereira Rabelo. A obra do novo Quartel do Corpo de Bombeiros está sendo construída na avenida Juscelino Kubitscheck, na direção à TO-080.

    Acompanhamento

    A fiscalização concomitante tem o objetivo de aferir a efetividade e a qualidade dos serviços públicos prestados pelas unidades jurisdicionadas. O TCE/TO tem como missão garantir o efetivo controle externo, por meio de um sistema de fiscalização, orientação e avaliação dos resultados da gestão e das políticas públicas, em benefício da sociedade e a fiscalização em tempo real assegura que prejuízos sejam evitados.


    ASSECOM/TCE/TO


    Imprimir