Palmas (TO),

  • LEIA TAMBÉM

    25/08/2020

    Em evento comemorativo ao Dia do Soldado, governador Mauro Carlesse autoriza contratação de empresa para concurso público da Polícia Militar

    Ato ocorreu nesta terça-feira, 25, durante videoconferência realizada na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia

    Governador Mauro Carlesse autoriza contratação de empresa para concurso público da Polícia Militar ©Esequias Araújo
    O tão esperado concurso público da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM) está mais próximo. O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, autorizou a contratação de empresa para realização do certame, que deve preencher, inicialmente, 1000 vagas, sendo 100 vagas para o Corpo de Bombeiros. O ato foi realizado nesta terça-feira, 25, em evento comemorativo ao Dia do Soldado, realizado na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, por meio de videoconferência. Também foram entregues armas e equipamentos e assinados decretos que dispõem sobre uniformes, distintivos e símbolos por parte dos integrantes da Casa Militar do Estado, bem como, do Corpo de Bombeiros.

    O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a empresa contratada para realização das três primeiras etapas do concurso. O governador Mauro Carlesse cobrou seriedade na realização do concurso e lembrou que a corporação está com quadro bastante reduzido. “Quero o máximo de seriedade na realização desse concurso, para que não ocorra fatos desagradáveis como no passado. Esse concurso já deveria ter sido feito há muito tempo, é a partir dele que vamos melhorar bastante a sensação de segurança para os tocantinenses”.
    Na oportunidade, o Governador parabenizou todos os militares pelo Dia do Soldado e destacou que a sua gestão tem dedicado apoio constante às forças de segurança ©Esequias Araújo
    Na oportunidade, o Governador parabenizou todos os militares pelo Dia do Soldado e destacou que a sua gestão tem dedicado apoio constante às forças de segurança no sentido de melhor aparelhar as corporações com tecnologia, armamentos e instalações, para assim proporcionar melhores condições de trabalho. Segundo ele, esse trabalho conta com apoio da Assembleia Legislativa, dos deputados federais e senadores tocantinenses. “Agradecemos os nossos deputados estaduais, federais e outros parceiros, que têm nos ajudado a tornar a PM tocantinense uma das melhores deste País”, pontuou.

    Promoções

    O Governo também anunciou o pagamento das promoções dos militares, referentes a abril de 2019. De acordo com o secretário de Estado da Fazenda e do Planejamento, Sandro Henrique, o acordo prevê o pagamento das promoções em quatro parcelas a cada seis meses e a primeira será lançada na folha de pagamentos do mês de setembro. “É mais um compromisso do governador Mauro Carlesse que está sendo cumprido, graças aos esforços fiscais adotados desde o início da gestão”.

    Além do anúncio da contratação de empresa para o concurso da PM, o Governador assinou a Medida Provisória (MP) nº 21, de 25 de agosto de 2020, que trata da admissão especial de militares da reserva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, para a execução de atividades das duas corporações. Pela MP, o militar da reserva poderá ser admitido mediante requisitos fixados em edital de chamamento do Comando Geral da respectiva corporação, para isso deverá ser submetido a exame de capacidade física, avaliação de saúde física e psicológica e preencher todos os requisitos do edital de chamamento.

    De acordo com a MP, o militar da reserva ao ser admitido permanece na situação de inatividade em relação ao vínculo efetivo, não ocupando vaga na escola hierárquica do seu quadro. Também será garantido uma contraprestação financeira mensal equivalente a 37% do subsídio inicial do Segundo Tenente referência letra a, uniforme e equipamentos, quando for o caso, segundo os padrões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, entre outros. 

    Armas e equipamentos

    Durante a solenidade, foram entregues de forma simbólica à Polícia Militar do Estado do Tocantins 619 pistolas marca Glock, de origem austríaca, 40 carabinas calibre 5.56, adquiridas com recursos oriundos de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com contrapartida do Governo do Tocantins. Foram entregues ainda, rádios digitais e kits do Projeto PMTO Mobile, composto por smartphone com impressora térmica e tablets, que vão otimizar o atendimento policial.

    O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, ressaltou a importância do melhor aparelhamento da corporação para o trabalho de policiamento no Estado e lembrou que mesmo com um quadro reduzido, a polícia tocantinense têm dado respostas à população, graças ao apoio incondicional do governador Mauro Carlesse e das parcerias com os deputados estaduais, por meio da Assembleia Legislativa, da bancada federal e outros importantes parceiros. Na oportunidade, ele fez um balanço das ações e das obras em andamento que visam melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos policiais e da prestação de serviços à população.

    Por sua vez, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, destacou as obras da nova sede dos Bombeiros, da Companhia de Busca e Salvamento, na Praia da Graciosa e também a recente conquista de um imóvel em Porto Nacional, onde será construída a sede dos Bombeiros na cidade. Ele também apresentou o novo uniforme da corporação, que segue uma padronização nacional.

    Antônio Andrade, presidente da Assembleia Legislativa, presente no evento, lembrou o empenho do governador Mauro Carlesse em melhor aparelhar a Polícia Militar, bem como todas as forças de segurança do Estado. Esse desprendimento do Governador tem sido revertido em mais segurança aos tocantinenses. Segundo disse, os deputados estaduais e a Assembleia Legislativa são parceiros da PM e dos Bombeiros.

    Presenças

    Também participaram da solenidade o vice-governador Wanderlei Barbosa; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário-chefe da Casa militar, Júlio Manoel Silva Neto; da Cidadania e Justiça, Héber Fidelis; o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes e a deputada estadual Luana Ribeiro.
    Durante o evento foram entregues armas e equipamentos e assinados decretos que dispõem sobre uniformes, distintivos e símbolos ©Esequias Araújo

    Ato ocorreu nesta terça-feira, 25, durante videoconferência realizada na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia ©Esequias Araújo

    Por: Jarbas Coutinho


    Imprimir